Ibict na mídia
Funarte lança projeto inédito no Brasil que agrega produção científica das artes – A Fundação Nacional de Artes – Funarte lança o projeto inédito Indexador Brasileiro das Artes (Ibrartes), ferramenta criada para auxiliar pesquisadores no armazenamento, disseminação e divulgação da produção científica na área das artes. Iniciada em 2020, a iniciativa é fruto da parceria entre o Centro de Documentação e Pesquisa da Fundação Nacional de Artes (Cedoc/Funarte) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT/UFRJ).
Seminário “Existe democracia sem verdade factual?”– A Casa de Leitura Dirce Côrtes Riedel apresenta o seminário de Altos Estudos Casa Dirce, intitulado “Existe democracia sem verdade factual?”, no dia 14 de fevereiro, das 14h30 às 19h. Gratuito, o evento tratará da questão-desafio de como enfrentar a máquina de desinformação que ameaça a democracia em todo o mundo, a partir do ensaio de Eugênio Bucci, jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes da USP, que estará presente. Guilia Tucci, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia da UFRJ, e João Feres Júnior, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Uerj, serão os debatedores.
Diversos
MCTI participa de encontro sobre pesquisa e inovação do G20 na Índia– O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) participa, nesta quarta-feira (8), do Encontro da Iniciativa de Pesquisa e Inovação do G20 (Research and Innovation Initiative Gathering – RIIG), em Calcutá, na Índia. Neste ano, o principal tema proposto pelo governo indiano, que atualmente ocupa a presidência do G20, foi Pesquisa e Inovação para uma Sociedade Equitativa.
CAPES participa de seminário sobre mulheres na ciência – Mercedes Bustamante e Ricardo Galvão, presidentes da CAPES e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), respectivamente, abriram nesta segunda-feira, 6 de fevereiro, o Seminário Mulheres na Ciência e Tecnologia: Repensando Gênero e Ciência. Ambos falaram sobre a sub-representação feminina no campo científico e da necessidade de se adotar medidas para que essa realidade mude.
Temos mulheres na ciência e queremos mais! – Em 11 de fevereiro, celebra-se o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, data instituída pela Organização das Nações Unidas. Para comemorar e incentivar a presença do feminino na pesquisa e na inovação, o Departamento de Matemática (MAT) realiza, de 8 a 10 de fevereiro, o III Seminário Mulheres na Ciência da UnB.
|
|||