Diversos

MCTI abre processo de escolha de novo(a) diretor(a) para o CTI Renato Archer – O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) comunicou nesta segunda-feira (13), via Diário Oficial, a abertura do processo de escolha do Novo Diretor novo Diretor ou Diretora do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer – CTI, a ser realizado por um comitê de especialistas, nomeado pelo MCTI.

Leia mais

Ministra recebe diretora da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto – A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, discutiu com a diretora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, o aprofundamento de parcerias existentes e novas ações conjuntas. A reunião foi realizada nesta segunda-feira (13) no MCTI.

Leia mais

AEB celebra 29 anos de fundação com solenidade em Brasília–  A Agência Espacial Brasileira (AEB) realizou nesta sexta-feira (10) uma cerimônia para celebrar seus 29 anos de fundação. O evento, que ocorreu na sede da autarquia, em Brasília, contou com a presença de autoridades, membros da academia, pesquisadores de diferentes instituições, representantes de fundações de amparo à pesquisa, além de seus servidores.

Leia mais

Mulheres e Meninas na Ciência: confira as atividades da ENSP – Ser mulher e fazer ciência não é uma tarefa fácil. Apesar do número de pesquisadoras apresentar uma tendência de crescimento no mundo, as desigualdades de gênero persistem no acesso e na participação em diversas áreas científicas.Na luta pelo acesso integral e igualitário de mulheres e meninas em atividades acadêmicas, em 2015 a Assembleia das Nações Unidas instituiu 11 de fevereiro como o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência. A iniciativa está em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos na Agenda 2030. A data é comemorada em diversos países, com atividades que evidenciam o papel e as significativas contribuições das mulheres nas áreas de pesquisa científica e tecnológica.

Leia mais

Cientistas de instituições brasileiras buscam caminhos para monitorar terremotos em ‘tempo quase real’ – Em meio ao cenário de destruição causado pelo terremoto que atingiu parte da Turquia e da Síria matando mais de 17 mil pessoas, a ciência busca avançar no monitoramento e na caracterização dos movimentos de falhas geológicas que permitam alertar para esse tipo de ocorrência. Até o momento, não existem instrumentos capazes de prever tremores. Pesquisadores ligados a instituições e universidades brasileiras têm desenvolvido nos últimos anos estudos com foco, entre outros objetivos, em apontar a importância da homogeneização de diferentes escalas para comparação de atividade sísmica em regiões diversas e também do monitoramento em near real time (NRT, na sigla em inglês para quase em tempo real).

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-e-mail-ibict