Ibict acontece
Ibict e Funarte lançam projeto inédito no Brasil que agrega produção científica das artes – A Fundação Nacional de Artes – Funarte lança o projeto inédito Indexador Brasileiro das Artes (Ibrartes), ferramenta criada para auxiliar pesquisadores no armazenamento, disseminação e divulgação da produção científica na área das artes. O Ibrartes é um programa pioneiro que tem o objetivo de agregar a produção científica nas áreas de música, dança, circo, teatro, artes visuais, memória e artes integradas em todo o Brasil.
Diversos
Investimentos do MCTI que induziram conexão entre institutos de pesquisa e indústria podem servir de modelo para reduzir dependência externa de IFA – A falta de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), princípio ativo de um medicamento, durante a pandemia evidenciou a concentração mundial da produção em países como Índia e China, e a necessidade de o Brasil desenvolver um complexo industrial de saúde próprio, com capacidade para atender às necessidades nacionais.
Sirius recebe 334 propostas de pesquisa– O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), vai convocar, no mês de março, as propostas selecionadas para os experimentos do Sirius, o acelerador de partículas do tipo síncrotron. Localizado em Campinas (SP), o Sirius é o maior e mais complexo sistema de infraestrutura científica construído no País. Com 68 mil metros quadrados, sua estrutura só se equipara a outros aceleradores localizados na França e na Suécia.
Modelo de inteligência artificial pode ajudar o Brasil a lucrar com o mercado de carbono – A floresta amazônica é responsável pela remoção de 400 milhões de toneladas de carbono da atmosfera a cada ano. Entretanto, as mudanças climáticas e o desmatamento na região podem transformar áreas de sumidouros de CO2 em fontes emissoras.
Projeto de Conexão das Escolas ultrapassa a marca de 1.600 conectadas – Lançado em março de 2023, o projeto de Conexão de Internet às Escolas, financiado pelo Ministério das Comunicações (MCom), com o apoio do Ministério da Educação (MEC), e executado pela RNP, está perto de completar um ano com uma importante marca a comemorar: mais de 1.600 escolas conectadas por todo o país.
|
|||