Diversos

Ministra reafirma compromisso com políticas de igualdade de gênero na ciência – A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, defendeu nesta terça-feira (28) maior participação das mulheres em ambientes de pesquisa, durante evento realizado em Brasília pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas). Em sua fala, a ministra lembrou dados que mostram a disparidade no acesso, na permanência e na ascensão das mulheres nas carreiras científicas e tecnológicas.

Leia mais

I Seminário do CiMetrias aborda pesquisas sobre periódicos científicos do Brasil e Espanha – Na próxima quarta-feira, 01 de março, a partir das 18h, acontece o ‘I Seminário do CiMetrias: Pesquisas sobre periódicos científicos do Brasil e Espanha’. Organizado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e pela Universidad Carlos III de Madrid, o evento vai compartilhar as pesquisas em andamento da equipe do Grupo CiMetrias, reunindo pesquisadores do Brasil e do exterior, alunos de pós-graduação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) e pós-doutorados da ECA.

Leia mais

Programa 25 Mulheres na Ciência: América Latina, da 3M, contempla oito pesquisadoras brasileiras, incluindo bolsistas do CNPq – A terceira edição do programa 25 Mulheres na Ciência: América Latina, lançado pela 3M, premiou oito pesquisadoras brasileiras cujos projetos envolvem questões ambientais e de saúde. Entre elas, há uma bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e mais quatro que recebem, deste Conselho, bolsas de diferentes níveis. Ao lado de cientistas do Chile, México, Colômbia e Costa Rica também contempladas, elas farão parte de uma plataforma de visibilidade científica, com a inclusão de seus projetos em um livro comemorativo.

Leia mais

Programa OpenRAN@Brasil lança primeira chamada pública para cooperação com a área acadêmica- O programa OpenRAN@Brasil, que tem como objetivo a pesquisa e o desenvolvimento de software para a construção de uma plataforma de código aberto para o controle e gerenciamento de infraestruturas de rede programáveis compostas por equipamentos abertos e desagregados, lança sua primeira chamada pública para o setor acadêmico.

Leia mais

Elas fazem ciência na Amazônia: UFPA integra o Programa Futuras Cientistas – Entre diversas ações voltadas para incentivar a participação de mais meninas e mulheres na ciência, este ano a UFPA também integrou as atividades do Programa Futuras Cientistas. A iniciativa voltada para o estímulo de mulheres, integrantes da rede pública de ensino, nos espaços de produção científica no país expandiu, pela primeira vez, sua atuação em nível nacional e teve a UFPA como parceira no acolhimento de alunas do 3° ano do ensino médio e professoras da educação básica.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-e-mail-ibict