Ibict acontece
Saiba como foi a ´´ Oficina de visualização de dados: o case VISÃO´– No último dia 21 de março, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) promoveu a ´Oficina de visualização de dados: o case VISÃO´. O evento foi realizado pelas pesquisadoras do Ibict Larissa de Araújo Alves e Nathaly Cristine Leite Rocha e esteve inserido nas comemorações do Mês da Bibliotecária e do Bibliotecário 2023, cujo tema deste ano é “Políticas públicas fortes, bibliotecas extraordinárias”.
Diversos
MCTI promove curso avançado de licenciamento de bens sensíveis – Um grupo de especialistas e técnicos de diversos órgãos do governo federal participa até quinta-feira (23) do Curso Avançado de Licenciamento de Bens Sensíveis e de uso duplo nas áreas biológica, química, nuclear, de mísseis. A capacitação é promovida pela Coordenação-Geral de Bens Sensíveis (CGBS) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em cooperação com o Departamento de Estado e do Departamento de Energia dos Estados Unidos.
Rei de Ifé assina carta de intenções para cooperação científica entre Fiocruz e a Universidade de Ojaja – Em visita ao Brasil, o rei da histórica cidade nigeriana de Ifé, berço na etnia iorubá, Adeyeye Enitan Ogunwusi, assinou como testemunha uma carta de intenções entre a Universidade Ojaja, na Nigéria, e a Fiocruz. A assinatura ocorreu no último sábado (18/3), durante o evento O futuro é ancestral: Back to home, realizado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
CAPES participa de evento sobre neurociência – De 14 a 17 de março a Universidade de Brasília (UnB), realizou a Semana Nacional do Cérebro. O evento “Cérebro em Ação”, realizado pelo Laboratório de NeuroFarmacologia daquela instituição, desenvolveu atividades de divulgação e promoção da neurociência como área de estudo e ferramenta a ser utilizada nos dias atuais. Na ocasião houve o lançamento da 5ª edição do Atlas de Anatomia Comparada de Vertebrados – Sistema Nervoso e Sensorial, e a inauguração do Museu de Biologia da UnB.
FAPESP e Hapvida lançam centro de pesquisa em inteligência artificial na saúde – A FAPESP e o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica inauguraram ontem (20/03), na Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, o Centro de Referência em Inteligência Artificial (CEREIA). O objetivo do centro é desenvolver pesquisas voltadas ao uso da inteligência artificial para a resolução de problemas na área da saúde, bem como promover a formação de profissionais para atender esse mercado.
|
|||