Ibict acontece

LIVE: O papel do bibliotecário na estruturação e desenvolvimento de sistemas de informação – No dia 30 de março, às 16h (horário de Brasília) o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) promove a live “O papel do bibliotecário na estruturação e desenvolvimento de sistemas de informação”. O encontro será transmitido ao vivo no canal do Ibict no YouTube.

Leia mais

Últimos dias de inscrições para o encontro “Identificadores Persistentes (PIDs) e Ciência Aberta na América Latina” – No dia 18 de abril, acontece o “Identificadores Persistentes (PIDs) e Ciência Aberta na América Latina”, um evento inteiramente dedicado a identificadores persistentes e ciência aberta na América Latina, promovido pelas instituições DataCite, ORCID e ROR. O evento é realizado no âmbito do csv,conf,v7 e acontece em Buenos Aires (Argentina). O público-alvo é formado pela comunidade de pesquisa latino-americana – diretores e gerentes de pesquisa, bibliotecários e técnicos.

Leia mais

Diversos

Pesquisadoras do Centro de Tecnologia Mineral analisam exposição ao mercúrio na Terra Indígena Yanomami–  Uma equipe formada por quatro pesquisadoras do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), instituto de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), está na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, para avaliar a exposição da população ao mercúrio, poluente usado no garimpo e de alta periculosidade para a saúde. As pesquisadoras, que integram o Laboratório de Especiação de Mercúrio Ambiental, estão coletando amostras de cabelo da população indígena para analisar a quantidade de mercúrio presente. O trabalho faz parte das ações emergenciais de saúde e meio ambiente promovidas pelo governo federal.

Leia mais
MCTI publica ações e recomendações no âmbito da pesquisa, desenvolvimento e inovação para enfrentamento da influenza aviária –  O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Secretaria de Políticas e Programas Estratégicos (Seppe), publicou nesta segunda-feira (27) o documento ‘Ações e recomendações de PD&I para o Enfrentamento do vírus H5N1’. O informe reúne as propostas dos pesquisadores que integram a RedeVírus MCTI em termos de ações e recomendações prioritárias de pesquisa, desenvolvimento e inovação para o enfrentamento da gripe aviária de alta patogenicidade (H5N1).

Leia mais

Aula inaugural do ICTB debate uso de ferramentas inovadoras no ensino e aprendizagem – Na próxima segunda-feira, 3/4, às 14h, a coordenação de ensino do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB/Fiocruz) promove a aula inaugural da turma de 2023 do Mestrado Profissional em Ciência em Animais de Laboratório. O evento, aberto ao público e transmitido via Zoom, abordará as possibilidades abertas pela utilização de recursos audiovisuais como ferramentas no ensino e aprendizagem. A programação conta com palestra do pesquisador João Victor Cabral Costa.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-e-mail-ibict