Ibict na mídia
Projeto-piloto quer garantir preservação de teses, dissertações e TCCs na Unesp – Para expandir segurança dos atuais repositórios digitais, novo conceito aposta em acondicionar diversas cópias de uma obra em instituições associadas para aumentar chances de sobrevida de arquivos. Metodologia já é empregada pelas grandes editoras de periódicos científicos. “O primeiro objeto digital com que estamos trabalhando a fim de assegurar sua preservação são as teses, dissertações e os trabalhos de conclusão de curso. São, vamos dizer assim, os nossos materiais-pilotos’’, diz Bastos. O grupo de trabalho que ela integra é formado por bibliotecários de diversas unidades da Unesp e por uma bibliotecária da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A parceria entre Unesp e UFRN é facilitada pelo fato de ambas as universidades fazerem parte da Rede Cariniana – uma rede de serviços de preservação digital ligada ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Ibict acontece
Veja como foi a live ‘O papel do bibliotecário na estruturação e desenvolvimento de sistemas de informação – O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) promoveu, no último dia 30 de março, a live “O papel do bibliotecário na estruturação e desenvolvimento de sistemas de informação”. O objetivo foi abordar o papel e a importância da atuação do bibliotecário nos processos e etapas de proposição e desenvolvimento de sistemas de informação.
Diversos
Participe do Conselho de Usuários e avalie os serviços do MCTI e unidades de pesquisa – Está aberto até o dia 24 de julho o 1º Ciclo de Avaliação dos serviços públicos do MCTI e unidades de pesquisa. A iniciativa faz parte da Plataforma Virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos, da Controladoria-Geral da União (CGU), onde qualquer cidadão pode opinar por meio de enquetes sobre os serviços digitais do governo federal disponíveis na plataforma gov.br.
Governo retoma política de desenvolvimento industrial da saúde – O governo recriou nesta segunda-feira (3) o Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde com a participação de 20 órgãos públicos, entre eles, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O decreto assinado pelo presidente da República foi publicado no Diário Oficial da União.
RNP abre chamada de trabalhos para o Programa de P&D em Saúde Digital – Está aberta, a partir do dia 04/04, a chamada de trabalhos para grupos de pesquisa com estudos na área de Saúde Digital para apresentarem propostas de estudos que contribuam para a prospecção e identificação de desafios de P&D nessa área. Os pesquisadores participantes devem ter vínculo oficial com instituições de ensino e pesquisa sediadas no Brasil e devem ser membros do Comitê Técnico de Saúde Digital (CT-SD) da RNP.
|
|||