Ibict na mídia
Iphan lança portal digital de bens culturais imateriais – Um novo portal online, que reúne todos os bens culturais registrados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), está disponível para consulta na internet. A iniciativa é fruto de parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e dá acesso a informações sobre cada um dos bens imateriais registrados como Patrimônio Cultural do Brasil. O investimento total feito pelo Iphan foi de R$ 413.750.
Ibict acontece
Iphan lança repositório digital dos Bens Culturais Registrados – O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura (Minc), disponibiliza aos cidadãos um novo e moderno repositório digital dos Bens Culturais Registrados (BCR). O portal online é fruto de parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e dá acesso à sociedade brasileira informações sobre cada um dos bens culturais imateriais registrados como Patrimônio Cultural do Brasil. O investimento total feito pelo Iphan foi de R$ 413.750,00 por meio de um Termo de Execução Descentralizada.
Diversos
Congresso reativa frente parlamentar de apoio ao Programa Antártico Brasileiro – O Congresso Nacional reativou, nesta quarta-feira (12), a Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Programa Antártico Brasileiro (Proantar). Nos próximos quatro anos, o deputado José Rocha (União Brasil/BA) presidirá o grupo, que reúne mais de 200 deputados e cinco senadores. As duas vice-presidências, representando a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, serão ocupadas, respectivamente, por Rosana Valle (PL/SP) e por Astronauta Marcos Pontes (PL/SP). Entre as propostas de atuação da Frente estão o acompanhamento da Política Nacional para Assuntos Antárticos (Polantar) e o incentivo aos programas e iniciativas propostas pelo Comitê Científico de Pesquisa Antártica (SCAR).
Pesquisadores do Insa desenvolvem tecnologia de reuso da água do esgoto para irrigação – Pesquisadores do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), desenvolveram uma solução para a falta de água e de saneamento básico e nas áreas rurais do semiárido brasileiro. Por meio da tecnologia de Saneamento Ambiental e Reuso de Água (Sara), o esgoto é transformado em água para ser usada na irrigação na agricultura familiar.
Pesquisador brasileiro integra grupo da Organização Meteorológica Mundial que avalia modelos climáticos – Um cientista brasileiro é o único da América Latina a integrar o grupo que vai avaliar o novo conjunto de modelos climáticos globais. O pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Lincoln Alves, integra o time de ‘Acesso a Dados Climáticos’ do CMIP7. A primeira reunião do grupo foi realizada no início de abril (4).
|
|||