Ibict acontece

A Revista Logeion-Filosofia de Informação publica o periódico de volume 09 número 2 de março 2023 – A edição de março faz uma homenagem ao Dia Internacional de Luta das Mulheres, que tem origem no movimento operário e se tornou um evento anual reconhecido pela Organização das Nações Unidas em 1975. A data é fruto de lutas internacionais pelos direitos das mulheres nos Estados Unidos e na Europa. Um dos destaques na sua criação é o da alemã Clara Zetkin. Foi ela que, em 1910, em Copenhague, propôs a criação de um Dia Internacional da Mulher, durante a realização da Conferência Internacional das Mulheres Socialistas e comemorada pela primeira vez em 1911.

Leia mais

Diversos

Finep já supera R$ 1 bilhão em operações de crédito para apoiar inovação em 2023 – A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), liberou R$ 1,16 bilhão para operações de crédito até a última sexta-feira, 14 de abril. O volume de recursos desembolsado para fomento a projetos científicos e tecnológicos representa mais que o dobro do que foi concedido no mesmo período de 2022 e o triplo em relação a 2021.

Leia mais

Pesquisa do Inpe estuda formação das descargas atmosféricas e funcionamento de para-raios em grandes cidades do país – Cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) têm estudado a formação dos raios e o funcionamento de equipamentos para-raios em regiões altamente povoadas. O objetivo é compreender o fenômeno das descargas atmosféricas e aperfeiçoar as formas de proteção.

Leia mais

Secretária do MCTI destaca papel da matemática como instrumento de transformação –  Pesquisadores  brasileiros e italianos iniciaram nesta segunda-feira (17), em Brasília (DF), uma conferência sobre os desafios da matemática contemporânea. A data integra o calendário da 6a edição do Dia da Jornada Italiana de Pesquisa no mundo. Nos próximos dois dias, eles se concentram em debates na Universidade de Brasília (UnB).

Leia mais

5º Seminário e 35ª Reunião Anual da ABEU acontece entre 8 e 11 de maio –  A Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU) realiza entre os dias 8 e 11 de maio, o 5º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica & 35ª Reunião Anual. O tema do evento deste ano, que acontece em Lavras (MG), é “Ciência aberta, acessos e acessibilidade”, cujo objetivo é tratar de ciência aberta e os mecanismos de abertura e restrição do conhecimento produzido.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-e-mail-ibict