Pesquisadores do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) apresentaram o Sistema Aberto de Observatório para Visualização de Informações (Visão) na última live QuartaàsQuatro, realizada no dia 24/02, com transmissão no canal do Ibict no YouTube.

O encontro teve a participação de Tiago Braga, coordenador-geral de Tecnologias da Informação e Informática (CGTI), das pesquisadoras Nathaly Leite, Larissa Alves, Joyce Viana e dos pesquisadores Alecsander Sena, Deivdy Silva, Vitor Rego e Antenor Guimarães.

Tiago abriu o evento explicando porque o Visão é uma proposta do Ibict para a visualização de dados e informações. “O Visão é um sistema em acesso aberto desenvolvido internamente no instituto, mas que atualmente conta com apoio de desenvolvedores de outras instituições. O sistema visa discutir e apresentar propostas de visualizações de dados e informações no contexto web de forma dinâmica e interativa”.

O coordenador disse ainda que o Visão tem como foco a apresentação de dados públicos oficiais e permite que o usuário/pesquisador insira e apresente seus próprios dados (small data). Isso permite a criação de apresentações visuais a partir de perspectiva muito única do pesquisador, o que é uma grande vantagem”.

Em seguida, Nathaly Leite e Antenor Guimarães apresentaram a identidade visual do Visão, sua interface e suas funcionalidades. Nathaly destacou que, por se tratar de um sistema desenvolvido a partir de pesquisas, é importante que o usuário saiba o contexto e entenda como as decisões foram tomadas.

Deivdy Silva abordou os conceitos de arquitetura computacional aplicados no sistema e Alecsander Sena apresentou como se deu a implantação da infraestrutura, além de mostrar quais foram os processos de desenvolvimento do Visão.

Já o pesquisador João Aguiar explicou de forma detalhada como foi construída a estrutura do banco de dados e Vitor Rego falou sobre as decisões técnicas e sobre os desafios que a equipe teve no desenvolvimento do sistema.

Larissa Alves destacou a importância dos metadados que, segundo a pesquisadora, são dados responsáveis por descrever os atributos de um recurso de informação (dados sobre dados). Joyce Viana integração do Visão com outras bases de dados.

Por fim, os pesquisadores discutiram os pontos abordados durante o evento, bem como as propostas para evolução do sistema e responderam os questionamentos enviados pelo chat. A live completa pode ser vista neste link.

Lucas Guedes
Núcleo de Comunicação Social do Ibict