A próxima QuartaàsQuatro, live promovida semanalmente pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa do MCTI, terá como tema “Ibict em foco”. O evento contará com transmissão on-line ao vivo pelo canal do Ibict no Youtube, no dia 03/03 às 16h (horário de Brasília).

O tema é uma homenagem aos 67 anos do Instituto celebrados no dia 27 de fevereiro. Na live, a diretoria e os coordenadores-gerais da instituição vão apresentar os produtos e serviços do Instituto, em áreas diversas como Ciência de Dados, Acesso Aberto e Ciência Aberta, Publicações Científicas, Pesquisa em Ciência da Informação e Tecnologia e Inovação.

O Ibict nasceu a partir do antigo IBBD – Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação, fundado em 1954 como órgão do então Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq). Em meados dos anos 70, o IBBD passa por algumas transformações, inclusive com a mudança de nome e se mantém até hoje como um dos órgãos de vanguarda nas áreas em que atua.

Confira o currículo dos participantes:

Cecília Leite

Possui graduação em Letras Licenciatura Plena pela Universidade de Brasília (1977), mestrado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (1996) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2003). É Pesquisadora da EMBRAPA Informação Tecnológica de carreira, cedida ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), atuando como Diretora do Ibict.

Bianca Amaro

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Pompeu Fabra (Espanha) e graduada em Biblioteconomia, Direito e Letras. Presidente da Rede de Repositórios de Acesso Aberto à Ciência (LA Referencia). Membro do Comitê Executivo da Confederation of Open Access Repositories (COAR), Coordenadora do Centro Brasileiro do Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal. (Latindex), Coordenadora do Programa Brasileiro de Ciência Aberta do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Vencedora do International Electronic Publishing Trust for Development (EPT 2015). Atualmente é Coordenadora-Geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados no Ibict.


[/twitter]

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora, especialização em Análise de Sistemas pela UFMG, pós-graduação em Engenharia de Software pela Poli/USP e Administração Estratégica de Sistemas de Informação (AESI) pela FGV. É Mestre em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília e Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Atualmente é Coordenador Geral de Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Produtos no Ibict.

Tiago Braga

Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG). Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) onde atualmente lidera a Coordenação-Geral de Tecnologias da Informação e Informática (CGTI). Faz parte do comitê técnico da Rede Global de Interoperabilidade de Dados de ACV (GLAD), coordenado pela ONU Meio Ambiente e da BSLISE, grupo gerido pela IFLA.

Gustavo Saldanha

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialização em Filosofia Medieval pela Faculdade São Bento-RJ, mestrado em Ciência da Informação pela UFMG, doutorado em Ciência da Informação pelo convênio Ibict-UFRJ. Realizou, sob o fomento da Capes o estágio pós-doutoral na Université Toulouse III, Toulouse, França. Atualmente é Pesquisador Titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Professor Adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atua como docente nos programas de pós-graduação em Ciência da Informação do Ibict e em Biblioteconomia da UNIRIO.

Clique em http://live.ibict.br para acessar o canal do Ibict no Youtube.

Carolina Cunha

Núcleo de Comunicação Social do Ibict