Ibict acontece
O LARHUD promove encontro sobre Jornadas Digitais – O evento será o primeiro de um ciclo de palestras chamado Jornadas Digitais realizado pelo Laboratório em Rede de Humanidades Digitais (LARHUD) e pela Coordenação de Ensino e Pesquisa, Ciência e Tecnologia da Informação (COEPI) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
Publicação do Ibict destaca o legado de diretores da instituição desde 1954 – Já está disponível no Portal do Livro Aberto a publicação digital “Ibict 70 anos: um resgate histórico daqueles que fizeram o instituto”. Com organização de Daniela Cunha, a publicação conta a história do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), por meio da biografia de ex-diretores e ações realizadas no período de gestão.
Diversos
Para ministra, adesão do Brasil à organização europeia não será contaminada pela disputa política – A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, avalia que o Acordo de Acessão do Brasil à Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN) não enfrentará resistência para ser aprovado pelo Congresso Nacional. Segundo ela, o Parlamento tem demonstrado “empatia” com os temas relacionados à ciência, tecnologia e inovação, e a disputa política não deverá contaminar a associação do Brasil ao maior e mais avançado centro científico do mundo.
Em Genebra, ministra articula adesão do Brasil ao maior centro científico do mundo – O Brasil pode se associar ao maior e mais avançado centro científico do mundo. Localizada na fronteira entre a Suíça e a França, a Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN) é uma infraestrutura de pesquisa voltada para física de altas energias. Entre os grandes feitos, estão a comprovação do bóson de Higgs ou “partícula de Deus”; a construção do LHC, o mais potente acelerador de partículas do planeta; a invenção do World Wide Web (www); além de experimentos e descobertas sobre a origem do universo.
Programa de Pesquisa Translacional visita Fiocruz Paraná – Uma das iniciativas atuais da Rede Fio-Mucosa através da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB) e do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB) é a criação e experimentação de animais “germ-free”. A Coordenadora Executiva das Redes Translacionais, Ana Paula Cavalcanti, e o Coordenador da Rede Fio-Mucosa, Herbert Guedes (IOC), foram visitar as instalações e discutir sobre a possibilidade do Instituto Carlos Chagas também participar desta ação. O Vice-diretor de Infraestrutura do ICC, Fabiano Figueiredo, apresentou a Unidade que conta com um complexo de laboratórios e plataformas em diferentes áreas do conhecimento.
|
|||