Diversos
Projeto CBERS-6 deve inspirar novas cooperações entre Brasil e China – Em visita ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, nesta segunda-feira (19), o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, reafirmou o compromisso com uma cooperação longínqua e abrangente em C,T&I e disse que o desenvolvimento conjunto Satélite Sino Brasileiro de Recursos Terrestres – CBERS-6 pode servir de exemplo para outras parcerias entre os dois países.
MCTI e Finep lançam 4ª edição do programa Mulheres Inovadoras e assinam contratos de inovação com taxas reduzida – A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e o presidente da Finep, Celso Pansera, participam nesta quarta-feira (21), em Brasília, às 11h, da solenidade de lançamento da 4ª edição do programa Mulheres Inovadoras. Na ocasião, também serão assinados os primeiros contratos de financiamento de projetos inovadores com taxa de juros reduzida.
CAPES investirá mais de R$130 milhões para consolidar PPG – A CAPES apoiará cem programas de pós-graduação (PPG) que obtiveram nota 3 nos últimos três ciclos avaliativos. O investimento será de R$132 milhões em até cinco anos. O objetivo é diminuir as desigualdades do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) ao apoiar programas ainda não consolidados e situados, majoritariamente, nas Regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte.
Fórum debate política científica e tecnológica no Brasil – A cidade de São Luís (MA) sediou, entre 14 e 16 de junho, o Fórum Nacional Consect & Confap. O objetivo foi promover a cooperação internacional e o debate de temas prioritários da política científica e tecnológica no Brasil. O evento foi realizado pelo Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti) e pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).
Livro aborda questões-chave da inteligência artificial – Lançado este ano pela editora Springer, o livro Artificial Intelligence in Control and Decision-making Systems traz uma visão geral de problemas importantes nas áreas de inteligência artificial (IA) e design de sistemas de controle e tomada de decisão. Além disso, apresenta técnicas avançadas de inteligência computacional. A obra é dedicada ao professor Janusz Kacprzyk, membro da Academia de Ciências da Polônia, por sua reconhecida contribuição para o desenvolvimento da IA, em especial conjuntos fuzzy, otimização e tomada de decisão sob incerteza.
|
|||