Diversos
MCTI anuncia parceria com Ceará para formação em TICs – A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, cumpre agenda nesta sexta-feira (23), em Fortaleza (CE), ao lado do governador Elmano de Freitas. Em evento no Palácio da Abolição, ela anuncia recursos para a formação de jovens nas áreas das Tecnologias da Informação e da Comunicação.
Projetos de inovação são financiados com juros reduzidos – O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) assinaram nesta quarta-feira (21) os primeiros contratos de financiamento com taxas de juros reduzidas de projetos inovadores nas áreas de comercialização de energia e créditos de carbono, digitalização de serviços e saúde. Desde que foi sancionada a Lei 14.554/2023, que estabeleceu a TR como indexador nos financiamentos concedidos com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), 200 projetos já foram contratados, totalizando R$ 1 bilhão.
Pesquisadores brasileiros participam do maior sequenciamento de primatas já produzido – Cientistas brasileiros participaram do sequenciamento completo do genoma dos primatas, que resultou no maior catálogo já produzido, com 809 indivíduos de 233 espécies de florestas tropicais. Os estudos, realizados por pesquisadores de 24 países, foram publicados em edição especial da revista norte-americana Science. O esforço conjunto contou com a participação de dez pesquisadores brasileiros, entre eles, o primatólogo Felipe Ennes Silva, pesquisador do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
MCTI discute apoio aos parques tecnológicos da Paraíba e Maranhão – O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) discutiu nesta quarta-feira (21) o apoio aos parques tecnológicos localizados na Paraíba e no Maranhão. Em reunião com a ministra Luciana Santos, a diretora-executiva da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Nadja Maria Oliveira, explicou que o equipamento tem diversificado as áreas de atuação para incluir o desenvolvimento das tecnologias relacionadas à Inteligência Artificial, Indústria 4.0, saúde, educação, biotecnologia e energias renováveis. Criado em 1984, o Parque Tecnológico da Paraíba busca aproximar os projetos de pesquisa e desenvolvimento das demandas da indústria.
Senai-PE apresenta novas tecnologias desenvolvidas no estado – Durante visita ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação nesta quinta-feira (22), a diretora regional do Senai-PE, Camila Barreto, apresentou iniciativas para transformar projetos de pesquisa e desenvolvimento em novos produtos e negócios e para apoiar ações de descarbonização. O objetivo é estimular o desenvolvimento de produtos nas áreas de energia limpa, indústria química e economia circular.
|
|||