Ibict na mídia
Seminário Rede Cariniana – SciELO 25 Anos – Preservar periódicos científicos é crucial para garantir a acessibilidade a longo prazo do conhecimento. Com o advento da publicação digital e do acesso aberto, surgiram desafios que podem levar à perda desses periódicos. No passado, os bibliotecários eram responsáveis pela preservação das versões impressas, mas o cenário mudou com a digitalização.
Diversos
Ministra defende transferência de tecnologia para países em desenvolvimento durante reunião do G20 na Índia – A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participou nesta quarta-feira (5), em Mumbai, na Índia, do Encontro dos Ministros de Pesquisa e Inovação do G20. O Brasil assumirá a presidência do G20, pela primeira vez, em 1º de dezembro de 2023. Em Mumbai, a ministra fez discurso contra a “exclusão tecnológica” e defendeu a transferência de tecnologia em condições favoráveis para os países em desenvolvimento. Segundo Luciana Santos, os países que compõem o G20 devem fazer uma “profunda reflexão se estão na direção e na velocidade corretas para atingir as metas da Agenda 2030 da ONU”.
7º Concurso de Desenho da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem recorde de inscritos – O 7º Concurso de Desenho da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia teve recorde de inscrições, com 1.313 ilustrações. As cidades com mais desenhos inscritos foram Belo Horizonte (290) e Campo Grande (286). Do total, serão escolhidas dez ilustrações por meio de votação, e o desenho vencedor será a identidade visual da 20ª SNCT, que será realizada de 14 a 20 de outubro pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com o tema “Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável”.
Brasil e Suíça buscam aprofundar cooperação científica –– O ministro interino da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luis Fernandes, recebeu, nesta quarta-feira (5), Martina Hirayama, secretária para Educação, Pesquisa e Inovação da Suíça, o país mais inovador do mundo, segundo o Global Innovation Index (GII). A secretária integrou uma delegação científica de alto nível para trocar experiências e aprofundar a cooperação em ciência, tecnologia e inovação com o Brasil, o parceiro mais importante na América Latina nas áreas de pesquisa e inovação.
Suíça premia startup brasileira de gerenciamento de lixo – Aos 19 anos, o então estudante Luiz Otávio Grilo, de Minas Gerais, se debruçou para encontrar soluções para o destino do lixo. Hoje, oito anos depois, é diretor da startup Yattó, empreendimento que já gerenciou mais de 5 milhões de toneladas de resíduos no Brasil e foi um dos vencedores do 1° Prêmio Suíço de Sustentabilidade e Inovação. A cerimônia de premiação foi realizada nesta quarta-feira (5) na Embaixada da Suíça, em Brasília, e contou com as presenças do ministro interino da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Luis Fernandes, e do ministro da Economia, Educação e Pesquisa da Suíça, Guy Parmelin.
|
|||