Diversos
Presidente Lula e ministra Luciana Santos entregam Ordem Nacional do Mérito Científico a pesquisadores e entidades de ciência e tecnologia – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, entregaram, nesta quarta-feira (12), no Palácio do Planalto, as medalhas da Ordem Nacional do Mérito Científico a entidades e pesquisadores, incluindo a médica sanitarista Adele Benzaken e o infectologista Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda. Os dois cientistas tiveram a honraria revogada pelo governo Bolsonaro em 2021. Outros 21 cientistas que renunciaram à indicação em solidariedade também foram agraciados nesta quarta-feira. O evento foi ainda marcado pela retomada do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia e a assinatura do decreto que convoca a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Transformação digital é tema de encontro com o Movimento Brasil Competitivo – O presidente do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Jorge Gerdau, esteve nesta terça-feira (11) no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para apresentar os projetos do MBC e colocar a instituição à disposição da pasta para ajudar em projetos de pesquisas e governança na área de inovação.
Pesquisadores da Fiocruz recebem condecoração revogada em 2021 – A sanitarista e diretora da Fiocruz Amazônia, Adele Benzaken, e o infectologista Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda foram condecorados, nesta quarta-feira (12/7), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a Ordem Nacional do Mérito Científico. Em 2021, o presidente no cargo revogou a condecoração dos dois pesquisadores da Fiocruz Amazônia, sem nenhuma justificativa, menos de 48h depois de assiná-la. Em protesto, outros 21 cientistas que seriam agraciados com a medalha assinaram uma carta renunciando à homenagem.
Arquivo Nacional é reconhecido com mais alta comenda da ciência e tecnologia do país – O Arquivo Nacional (AN) foi agraciado com a Medalha Nacional do Mérito Científico, a mais prestigiosa condecoração concedida às pessoas e instituições que se dedicam ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia no país. A diretora-geral da instituição, Ana Flávia Magalhães Pinto, recebeu a comenda das mãos do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia que ocorreu nesta quarta-feira (12/7), no Palácio do Planalto. A solenidade também contou com a participação da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, e da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, dentre outros.
Equipe brasileira do Telescópio Gigante Magalhães investe em divulgação científica – Com um vídeo de oito minutos sobre a formação das estrelas, estreou no mês passado a segunda temporada da série Fascínio do Universo. Entre os assuntos que estão por vir destacam-se: matéria escura, formação das galáxias, aglomerados de galáxias e estruturas em grande escala do Universo. Os programas são todos feitos no Brasil, pela TV Universitária da Universidade do Vale do Paraíba (TV Univap).
|
|||