Ibict na mídia
Ibict/MCTI lança pesquisa para mapear práticas de revistas predatórias– Todo semestre o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), abre uma chamada para pesquisadores que desejam utilizar as instalações do Sirius (fonte de luz síncrotron brasileira), em seus projetos de estudos. Localizado em Campinas, no interior de São Paulo, o Sirius é o maior e mais complexo sistema de infraestrutura científica já construído no País.
Ética e interesse público em tempos de infodemia – Nossa época é marcada por uma proliferação sem precedentes de desinformação, em termos de quantidade, variedade, customização, capilaridade, velocidade, escala e ubiquidade, ao ponto de terem sido cunhados e popularizados nos últimos anos termos como pós-verdade, fake-news e infodemia para designar fatores que se retroalimentam.
Ibict acontece
Pesquisador do Ibict participa de palestra sobre Ciência Aberta no Fórum RNP 2023 – Nos dias 29 a 31 de agosto, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) participou do Fórum RNP 2023, evento que reuniu os principais atores do sistema nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações para debater o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no desenvolvimento da educação e pesquisa do Brasil.
Aluna do PPGCI/UFRJ/Ibict apresenta tese de doutorado – A aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), em cooperação com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carla Maria Martellote Viola, apresentou sua tese de doutorado “Informações legislativas e os direitos em construção das mulheres brasileiras: proposta de categorização rumo à Agenda 2030”, na sede do Ibict, no Rio de Janeiro (RJ).
Diversos
Setec terá avaliação de programas em andamento – A Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec) vai contar com o apoio do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social supervisionada pelo MCTI, para avaliar os programas em desenvolvimento e ajudar na construção de novas ações da secretaria. A realização do levantamento foi tema de reunião entre representantes da Setec e do CGEE, nesta segunda-feira (4).
|
|||