Ibict acontece
Ibict e Programa Providência assinam acordo de cooperação técnica- O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) assinou um acordo de cooperação técnica com o Programa Providência, entidade filantrópica, beneficente e sem fins lucrativos. O objetivo da parceria é aplicar uma pesquisa que envolve capacitação profissional e formação informacional.
Revista Logeion-Filosofia da Informação lança seu volume 10 – A publicação do grupo de Pesquisa Filosofia e Política da Informação do Ibict faz uma homenagem em sua edição aos trabalhadores e colaboradores da revista, com destaque para a pesquisadora Maria Nélida Gonzalez de Gomez, que idealizou e liderou a formação do grupo de Pesquisa Filosofia e Política da Informação em 2009.
Diversos
MCTI participa de debate sobre cooperação científica na Antártica – O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) participou da 34ª Reunião de Administradores de Programas Antárticos Latino-Americanos, em Lima, no Peru, sobre cooperação científica e uso compartilhado entre infraestrutura de pesquisa. O encontro, que terminou na quinta-feira (7), reuniu representantes da Argentina, Brasil, Chile, Uruguai, Equador, Peru, Colômbia e Venezuela.
Fiocruz lança Programa de Desenvolvimento de Pessoas em Ciência Aberta – A Fiocruz lança no próximo dia 13 de setembro o primeiro Programa de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) para o Ecossistema da Ciência Aberta do país – uma iniciativa pioneira para capacitar cerca de 200 trabalhadores da administração pública federal com objetivo de tornar a pesquisa mais acessível para a comunidade científica e para a sociedade brasileira. O lançamento do programa será realizado às 9h30 em uma transmissão ao vivo pelo canal da VídeoSaúde no YouTube.
Distrito Federal recebe primeira oficina de construção do PNPG – A CAPES realizou, em Brasília, a primeira oficina para construção da Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível. A ação aconteceu no dia 28 de agosto. O documento vai estabelecer os temas estratégicos que são prioridade de cada estado e integrará o novo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG), valendo para o período compreendido entre 2024 e 2028. Trabalho em parceria com as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa pretende identificar temas estratégicos em todo o Brasil para investimentos na formação de mestres e doutores.
|
|||