Ibict acontece
14ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta (ConfOA) começa hoje– A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) será sede da 14ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta (ConfOA), que acontece entre 18 e 21 de setembro, em formato híbrido (presencial e online). O tema desta edição será Ciência Aberta: Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade e o evento conta com uma série de programações de workshops e de conferências.
Diversos
Brasil e Cuba selam a retomada da cooperação científica – A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Luciana Santos, e a ministra da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Cuba, Elba Rosa Pérez, assinaram, no último sábado (16), comunicado conjunto que reativa o Comitê Gestor de Ciência, Tecnologia e Inovação. A iniciativa marca a retomada da cooperação científica entre os dois países, estimulando a troca de conhecimento em áreas como biotecnologia, clima, energias renováveis, bioeconomia, biofabricação, soberania e segurança alimentar, ciências agrárias e redes de ensino e pesquisa.
Secretária Márcia Barbosa participa de evento sobre ciência aberta– A Secretaria de Políticas e Programas Estratégicos (Seppe) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação apoiou a realização do 3º Encontro França-América do Sul sobre Ciência Aberta, realizado nos dias 13 e 14 de setembro, em Paris, na França. Representantes de ministérios e agências de fomento do Brasil, França, Peru, Argentina, México e Chile debateram o tema da ciência aberta, que foi definido pela Universidade da Sorbonne como “a divulgação sem entraves dos resultados, métodos e produtos das pesquisas”.
Secretaria de Desenvolvimento Social apresenta projetos de tecnologia social e assistiva em evento da ONU – Os projetos de tecnologia social e assistiva do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) foram apresentados nesta segunda-feira (18) pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sedes) no Science Summit at United Nations General Assembly (SSUNGA78). “Temos grande responsabilidade nesta retomada para a reconstrução e o desenvolvimento do país”, disse o secretário Inácio Arruda, na abertura.
FAPESP lança chamada voltada a fundos de investimento para ampliar financiamento à inovação – A FAPESP lançou nesta segunda-feira (18/09) uma chamada pública na qual convida Fundos de Investimentos em Participações (FIPs) do tipo capital semente/multiestratégia, em fase de captação ou já em fase de investimentos e que tenham foco em empresas de base científica e tecnológica (deeptechs), a apresentar propostas a serem avaliadas pela Fundação para eventual subscrição de cotas.
|
|||