Ibict na mídia

GDF vai investir R$ 20 milhões em Inteligência Artificial – Nos próximos dois anos, o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), irá fomentar R$ 20 milhões em pesquisa voltados para o aperfeiçoamento da Justiça em Inteligência Artificial (IA) nas mais diversas áreas. O valor foi anunciado durante abertura do II Fórum de Aquecimento do Ecossistema de Inteligência Artificial (IA) na Justiça, na manhã desta sexta-feira (27), no auditório da seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF). Já em funcionamento, o grupo reúne diversas entidades, incluindo as secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF); Educação (SEEDF); Saúde (SES-DF); Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad-DF) e Casa Civil, além de instituições de pesquisa, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) do governo federal, bem como órgãos de justiça, como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Leia mais

Diversos

Mostratec reúne 30 mil pessoas que conheceram projetos científicos inovadores – Aplicativo  para auxiliar os agricultores na tomada de decisões na produção agrícola. Alfabetização lúdica para crianças com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade – TDAH. Eficácia da vagem de feijão e da palha de milho como adubos verdes para o cultivo orgânico. Funcionalidade e execução da inteligência artificial em áreas diagnósticas da medicina.

Leia mais

Nova edição da Radis debate regulação da internet no Brasil- Quais são os limites da internet? Como ações fomentadas no ambiente virtual podem repercutir no mundo real e impactar o nosso cotidiano e as decisões relacionadas à saúde? De que maneira as grandes plataformas digitais, como Google, Facebook e WhatsApp, podem ser responsabilizadas pelos efeitos dos seus serviços, quando empregados de forma nociva, como para propagação de fake news e discursos violentos? Que regras há sobre isso no país? Para todas essas perguntas, a resposta é que ainda não há regulação no Brasil. O Marco Civil da Internet (Lei no 12.965/2014) trata de conceitos gerais, mas não estabelece regras para esse tipo de mediação. É principalmente com base nessa necessidade que se pauta a proposta de criação da Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, em trâmite no Congresso Nacional como Projeto de Lei (PL) no 2630/2020. Se não der conta de solucionar todo o problema, a proposta busca ao menos regular parte dele. Isso porque a legislação tem um recorte bem específico quando se refere a “plataformas de internet”, restringindo-se a redes sociais, aplicativos de mensagem e ferramentas de busca online.

Leia mais

Mesa redonda discute reconhecimento científico – Em 31 de outubro, às 10h, o Portal de Periódicos da CAPES promoverá uma mesa-redonda on-line sobre o papel dos identificadores persistentes na pesquisa científica. Especialistas de três instituições envolvidas no cenário de publicações científicas vão conduzir o evento, que será realizado via Plataforma Zoom.

Leia mais

Edital Comunicar Ciência engajará estudantes na difusão científica – A FAPESP lançou, em 26/10, o Edital Comunicar Ciência, em parceria com o Canal Futura da Fundação Roberto Marinho. O edital selecionará propostas e concederá bolsas na modalidade Jornalismo Científico I, no âmbito do Programa Mídia Ciência, para estudantes de graduação, em qualquer área do conhecimento, desenvolverem podcast, vídeos/reels para redes sociais, videorreportagem ou reportagem escrita sobre projetos científicos.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-e-mail-ibict