Ibict acontece
“Ibict é patrimônio do povo brasileiro”, diz ministra Luciana Santos na abertura Conferência Livre sobre Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação – Com o tema central “Transformar com Ciência”, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) promoveu, no dia 16 de abril, a abertura da Conferência Livre: Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação. Em continuidade às comemorações dos 70 anos do Instituto, o evento foi marcado pela presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, além de representantes do governo, universidades e unidades de pesquisa do MCTI.
Coordenador-geral de Informação Científica e Técnica do Ibict participa de Seminário em Estratégia, Tecnologia e Soberania na UnB – A necessidade de transparência na gestão de dados foi tema da palestra de Washington Ribeiro, coordenador-geral de Informação Científica e Técnica do Ibict, no I Seminário em Estratégia, Tecnologia e Soberania, realizado como Conferência Livre da 5ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia (5ª CNCTI) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O evento ocorreu nesta segunda-feira (15), na Universidade de Brasília (UnB).
Conferência reúne instituições internacionais para debater cooperação em informação – Nesta terça-feira (16), foi realizada a mesa de abertura internacional da conferência livre “Informação em Ciência, Tecnologia e Inovação”, organizada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Participaram do encontro Clara Chu (Mortenson Center), Mariana Gonçalves Madeira (ABC), Alberto Pacheco Capella (UNEP/PNUMA), Fabio Eon (UNESCO) e Jeannette Lebrón Ramos (IFLA).
Diversos
Em audiência na Câmara, ministra destaca investimentos do FNDCT em ciência e tecnologia – A ministra Luciana Santos esteve na Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (17), para apresentar um balanço das iniciativas do governo no setor e o plano de ações para os próximos anos. Entre os destaques, ela citou a recomposição integral dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), possível graças à aprovação do Congresso. O FNDCT é o principal recurso de fomento da ciência e tecnologia no país e conta, em 2024, com orçamento de R$ 12,8 bilhões. No ano passado, o fundo teve R$ 10 bilhões direcionados a projetos estruturantes.
|
|||