Ibict na mídia
Carta aberta: ciência no combate à desinformação – Pesquisadores, instituições de pesquisa e órgãos de fomento à ciência, uniram-se, recentemente, no compromisso pelo combate à desinformação por meio de uma carta elaborada durante a Conferência Livre: Ciência no Combate à Desinformação, promovida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com apoio da Secretaria de Comunicação Social (Secom), da Presidência da República, e do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit), do Ministério da Saúde.
Diversos
Etapa Centro-Oeste da 5ª CNCTI mobiliza representantes da sociedade e do setor de CT&I – Goiânia foi a cidade escolhida para representar a regional Centro-Oeste da 5ª Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), realizada nos dias 29 e 30 de abril. O evento contará com as presenças da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, e do governador de Goiás, Ronaldo Caiado. O maior encontro do setor de CT&I acontecerá na UFG Campus Samambaia, na Av. Esperança, s/n – Chácaras de Recreio Samambaia, e as atividades serão transmitidas ao vivo pelo canal do MCTI no Youtube e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-GO).
Portal de Periódicos fará palestra sobre patente – No próximo dia 2 de maio, entre 19h e 21h, o Portal de Periódicos da CAPES vai promover uma palestra sobre patentes. A iniciativa ocorre no âmbito do projeto Em Pauta, pensado pelo Portal para, a partir de treinamentos, tratar de temas em evidência nas redes sociais, em todas as áreas do conhecimento.
Fundação Péter Murányi premia trabalhos em Ciência e Tecnologia – A 22ª Edição do Prêmio Péter Murányi ocorreu nesta quinta-feira, 25 de abril, na sede da Fundação que leva o nome da premiação, em São Paulo. Foram distribuídos R$250 mil para três trabalhos em Ciência e Tecnologia, invenções que incluem um nanoscópio desenvolvido na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), um reator sustentável, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e o uso de inteligência artificial para reduzir a evasão escolar, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).
|
|||