Ibict acontece
Site disponibiliza resultados da Proposta de modelo de avaliação para o fomento da Ciência Aberta brasileira – 5º Plano de Ação da OGP Brasil – Os resultados do Compromisso 8 – Construir uma proposta de modelo de avaliação que fomente a Ciência Aberta, referentes ao 5º Plano de Ação Brasileiro da Parceria para Governo Aberto (OGP) (do inglês Open Government Partnership), ganham seção específica no site institucional do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
VII Workshop de Informação, Dados e Tecnologia (WIDaT) acontece entre os dias 25 e 27 de junho – Entre os dias 25 e 27 de junho de 2024, a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) em parceria com o Instituto Federal de Rondônia (IFRO) sediará o VII Workshop de Informação, Dados e Tecnologia (WIDaT). O evento tem apoio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), financiamento da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e receberá palestrantes de todas as regiões do Brasil, além de personalidades regionais para discutir a proteção da floresta amazônica, a partir de informação, dados e tecnologia.
Pesquisadores do Ibict participam da 1ª Conferência sobre Ciência Aberta da CPLP – No período de 12 a 14 de junho de 2024, Bianca Amaro, tecnologista do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), e Juliana Sousa, pesquisadora do Ibict, participaram da 1ª Conferência sobre Ciência Aberta da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O evento foi realizado em Luanda, Angola, com o objetivo de fomentar a discussão sobre a abertura do processo científico. Nesse contexto, o lançamento do Repositório Angolano de Acesso Aberto (RAnAA) se tornou um marco importante, representando um novo passo na disponibilização e difusão da produção científica angolana.
Diversos
Brasil e Colômbia querem retomar programas de intercâmbio de pesquisadores – A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, adiantou planos de retomada dos programas Foro para o Progresso e Integração da América do Sul (PROSUL) e o Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG). Os dois programas realizam o intercâmbio de alunos e pesquisadores entre o Brasil e países da América Latina, Caribe e África.
|
|||