Ibict acontece

Confira como foi a QuartaàsQuatro sobre a “Ciência Cidadã na Escola”– A partir do tema “Ciência Cidadã na Escola”, os pesquisadores Sarita Albagli, Luana Rocha, Rachel Trajber e Rodrigo Arantes Reis discutiram a importância da Ciência Cidadã nas escolas para a construção de um país mais cidadão, colaborativo e humano. O debate foi conduzido no último dia 28 durante a QuartaàsQuatro, live promovida semanalmente pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Leia mais

Como a EEN pode ajudar PMEs na internacionalização de negócios – Muitos empreendedores têm o desejo de ter seus produtos e serviços oferecidos no mercado externo. A EEN pode ser um apoio para quem busca oportunidades de acesso a mercados internacionais e auxílio nesse processo de internacionalização.

Leia mais

Diversos

Pesquisadores desenvolvem método para detectar substância com potencial cancerígeno em água – A N-nitrosodimetilamina (NDMA), uma das nitrosaminas conhecidas por aumentar o risco de câncer, foi incluída em maio deste ano na lista de subprodutos de desinfecção formados durante o processo de tratamento de água que devem ser monitorados por representar danos à saúde.

Leia mais

Volta às aulas: máscaras mal utilizadas podem elevar em 1000% os casos de covid-19 – Com a iminência do retorno às aulas presenciais, pesquisadores desenvolveram um modelo matemático que estima o aumento de casos da covid-19 na comunidade escolar com a reabertura das escolas, simulando cenários com diferentes protocolos de segurança. A ideia é que o retorno às aulas presenciais sempre vai trazer alguma elevação no número de casos entre as pessoas que frequentam a escola e seus contatos, mas que essa elevação pode ser muito grande, ou mínima, dependendo das medidas adotadas.

Leia mais

PNLD: solução tecnológica leva para ambiente digital Programa que distribui livros a 30 milhões de estudantes – Todos os anos, cerca de 30 milhões de estudantes das mais de 123 mil escolas públicas de educação básica das redes federal, estaduais, municipais e distrital recebem obras didáticas, pedagógicas e literárias por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Esse compromisso pela aprendizagem de crianças e jovens da educação infantil ao ensino médio é assumido pelo Ministério da Educação (MEC), em cooperação com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O resultado: até 170 milhões de livros são avaliados e disponibilizados, ano após ano, de forma sistemática, regular e gratuita. E o PNLD é para todos: tem abrangência nacional de 97% (ele chega em cerca de 5.400 municípios do total de 5.570).

Leia mais

                                                                                Facebook  Twitter  Instagram  YouTube  Spotify