Ibict na mídia

LGPD: o que fazer se uma empresa ou governo vazar meus dados? – A partir de agosto, a possibilidade de aplicação de multas e sanções discriminadas na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) começa a valer, e as empresas devem redobrar ainda mais os cuidados para manter a integridade das informações pessoais de seus clientes. Mas o que fazer se uma organização (pública ou privada) vazar os nossos dados? “A partir do momento que alguém identifica um compartilhamento ilegal de informações, que pode acontecer quando não há o consentimento da pessoa [sem a devida autorização], ela deve fazer a denúncia”, ressalta Tiago Braga, coordenador geral de tecnologias de informação e informática do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia).

Leia mais

O que é Ciência Aberta e como ela pode facilitar a vida de cientistas – No mês de julho, a RNP, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) celebraram um acordo de cooperação tripartite para a construção de uma federação nacional de repositórios de dados de pesquisa.

Leia mais

Diversos

Novos testes de Covid representam avanço tecnológico, afirma ministro – Novas tecnologias para a detecção da Covid-19 foram o centro do debate realizado nesta terça (27) pelo MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e transmitido ao vivo pelo canal no YouTube do Ministério. O assunto do Bate-Papo Ciência e Tecnologia no Dia a Dia foi: a inteligência artificial e biossensores no diagnóstico da Covid-19. O MCTI tem investido desde o início da pandemia em pesquisas relacionadas com enfrentamento da doença com a produção de vacinas nacionais e também com a criação de testes que são mais baratos e menos invasivos.

Leia mais

Empresa brasileira desenvolve e exporta DNA polimerases – A empresa Cellco Biotec, sediada em São Carlos (SP), desenvolveu um processo inédito para produzir, pela primeira vez no Brasil, DNA polimerases com altos padrões de qualidade, em escala compatível para a comercialização.

Leia mais

No Dia Mundial das Hepatites, pesquisadoras destacam importância do diagnóstico precoce – Causa de milhares de mortes e problemas crônicos do fígado, as hepatites virais podem ser controladas com diagnóstico precoce, tratamento e medidas de prevenção, incluindo vacinas para alguns tipos do vírus. No entanto, o desconhecimento sobre o agravo faz com que muitas pessoas só sejam diagnosticadas quando apresentam complicações, como cirrose e câncer de fígado. Para chamar atenção para o problema, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declara 28 de julho como Dia Mundial das Hepatites. Em 2021, a campanha da entidade tem como tema As hepatites não podem esperar, destacando que, mesmo em meio à pandemia de Covid-19, é preciso manter as ações contra a doença.

Leia mais

 

 

 

 

 

                                                                                Facebook  Twitter  Instagram  YouTube  Spotify