Ibict na mídia

IBICT, CNPq e RNP formam rede de apoio a Instituições para a criação de repositórios de dados de pesquisas – Instituições brasileiras de ensino e pesquisa no país que estejam buscando suporte na capacitação para a criação de repositórios de dados de pesquisa podem participar da “Chamada Aberta: Incubação de Repositórios de Dados de Pesquisa”. A iniciativa é conduzida a partir de parceria entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Leia mais

A América Latina pode se tornar um líder mundial em ciência aberta não comercial – Para enfrentar os desafios do próximo século – de pandemias a mudanças climáticas, automação e big data – a ciência deve estar aberta a todos no mundo. Os cidadãos devem ter o mesmo acesso à informação que os pesquisadores, e eles precisam ter acesso a repositórios de conhecimento de alta qualidade e interconectados para avançar nossa compreensão do mundo que nos rodeia. A América Latina agora tem as condições ideais para criar uma infraestrutura de ciência aberta que aproveite esses esforços anteriores. E há dois exemplos de sistemas integrados nacionalmente que se destacam. O BrCris do Brasil foi desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia em conjunto com as mais importantes organizações públicas nacionais.

Leia mais

Ibict acontece

Latindex promove o curso online “Edição e Visibilidade de Revistas Científicas” – Com mais de 20 anos de experiência em pesquisa, assessoria e treinamento para editores, o Sistema Regional de Informação Online para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal (Latindex) promoverá o curso on-line “Edição e Visibilidade de Revistas Científicas”, voltado para a criação de novas revistas científicas e para um melhor posicionamento das existentes na América Latina. O curso, que será realizado entre os dias 8 de agosto e 18 de setembro de 2021, contará com aulas ministradas por pesquisadores especializados em Biblioteconomia e Ciência da Informação, parceiros do Latindex.

Leia mais

Sugestão de leitura e lançamento de livro: “Nelson Mandela – A Reader on Information Ethics” – O professor Marco Schneider, do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), desenvolvido por meio de convênio entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), compõe a equipe de autores do livro “Nelson Mandela – A Reader on Information Ethics”, que contém 12 ensaios originais. A publicação, que trata da vida e da obra de Nelson Mandela, abordadas do ponto de vista da Ética da Informação, será lançada no dia 28 de julho, às 11h (horário de Brasília).

Leia mais

Diversos

Fundos Patrimoniais representam mudança no financiamento de CT&I no Brasil, afirma ministro Marcos Pontes – Os fundos patrimoniais (endowments) representam uma mudança de paradigma na maneira de financiar ciência, tecnologia e inovação no Brasil, afirmou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, nesta terça-feira (27), durante Aula Magna do curso “Criação e Gestão de Fundos Patrimoniais de C,T&I, na Prática”. O curso é promovido pela Secretaria de Estruturas Financeiras e de Projetos (SEFIP) do MCTI, com apoio do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social supervisionada pelo ministério.

Leia mais

 

 

 

 

                                                                                Facebook  Twitter  Instagram  YouTube  Spotify