Ibict na mídia

Será criado no Brasil banco de dados sobre a covid-19 – A urgência em saber mais sobre a covi-19 chamou a atenção para a falta de um banco de dados científicos, aqui no Brasil, que possa ser acessado por pesquisadores de todo o país.

Leia mais

Ibict acontece

Circuito Fillin promove palestra com o professor Ignacio Saraiva, da Universidad de la Republica do Uruguai – O grupo de pesquisa Ecce Liber: Filosofia, Linguagem e Organização dos Saberes promove, nesta segunda-feira (06), o Circuito Fillin sobre elementos fundacionais da Ciência da Informação, a partir do pensamento de Richard Rorty (1931-2007), um dos filósofos mais importantes do século XX. O palestrante convidado para o evento é o professor e pesquisador Ignacio Saraiva, da Universidad de la Republica do Uruguai (UDELAR).

Leia mais

Diversos

ENTREVISTA: estudante de engenharia aeroespacial destaca atuação do MCTI na formação de jovens cientistas – O sonho de explorar o espaço está presente no imaginário de qualquer criança no mundo. O estímulo à formação de crianças e jovens para se tornarem cientistas, pesquisadores e até mesmo futuros astronautas é uma das missões do MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Começando pelo ministro, astronauta Marcos Pontes, que é o único brasileiro que já foi ao espaço. Essa curiosidade pelas ações de Marcos Pontes traz diversos jovens ao MCTI para conhecer um pouco mais da história do único astronauta brasileiro.

Leia mais

Introdução à Ciência Aberta: nova disciplina transversal está disponível – Por que fazer ciência aberta? Qual a diferença entre dados abertos e ciência aberta? Qual a vantagem de abrir meus dados de pesquisa e como proteger minha privacidade? Essas e outras questões são abordadas na disciplina transversal Introdução à Ciência Aberta, oferecida pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz (VPEIC) e disponível para adesão dos programas de pós-graduação da Fiocruz.

Leia mais

Chegam ao Amapá os primeiros 770 km de cabos do Norte Conectado – No último sábado (4/9), chegou a Macapá (AP) o cabo de fibra óptica subfluvial para a implantação da Infovia 00, do Programa Norte Conectado, com extensão de 770 km. Após a realização de testes na fibra, logo a seguir teve início a etapa de transbordo, um trabalho manual, realizado 24×7, que continuará pelos próximos dias. No transbordo, o cabo deixa a embarcação vinda da Alemanha e é transferido para a balsa responsável pelo lançamento do cabo no leito do Rio Amazonas, no trecho entre Macapá e Santarém.

Leia mais