Diversos

Pesquisadores da RedeVírus MCTI isolam cepa da variante Ômicron do coronavírus no Brasil– Pesquisadores da RedeVírus MCTI conseguiram isolar, pela primeira vez, a cepa da variante Ômicron do coronavírus no Brasil. O trabalho foi coordenado pelo virologista Edison Durigon, chefe do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP). Amostras da variante estão sendo cultivadas e, dentro de duas semanas, começarão a ser distribuídas para laboratórios e pesquisadores para ajudar a detectar a disseminação da Ômicron pelo país. Além disso, o isolamento da nova cepa permitirá avaliar a eficácia das vacinas aplicadas nos brasileiros.

Leia mais

Estudantes e professores são premiados pelo programa Caça Asteroides MCTI–  O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações promoveu nesta quinta-feira (9), no palco principal da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), a entrega de medalhas de honra ao mérito e certificados a estudantes e professores que participaram do programa Caça Asteroides MCTI. A iniciativa, feita em parceria com o International Astronomical Search Collaboration (IASC), da Agência Espacial Americana (NASA), promove a popularização da ciência e da astronomia por meio da procura de corpos celestes em imagens espaciais captadas por telescópios.

Leia

INPE/MCTI vai apoiar fiscalização de obras públicas com imagens de satélite– Obras públicas serão fiscalizadas com o apoio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Um acordo firmado entre o INPE/MCTI e o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) vai permitir a fiscalização dessas obras por meio de imagens de satélites. O acordo foi assinado durante a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, nesta quinta-feira (9), em Brasília.

Leia mais

Juntas na Pandemia reúne relatos de mulheres que participaram da pesquisa Pandemia de Covid-19 e Práticas de Mulheres no Brasil  – Os relatos estão no blog Juntas na Pandemia, um desdobramento da pesquisa Pandemia de Covid-19 e práticas reprodutivas de mulheres no Brasil, desenvolvida por pesquisadoras do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), o Instituto Rene Rachou (Fiocruz Minas), o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) e a Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ).

Leia mais

RNP será executora do projeto-piloto do Programa Internet Brasil – A partir da publicação da Medida Provisória nº 1.077 no Diário Oficial da União, na quarta-feira, 8/12, foi instituído o Programa Internet Brasil, que contará com investimentos iniciais de cerca de R$ 140 milhões, para levar acesso gratuito à internet em banda larga móvel para estudantes da rede pública de ensino básico, com famílias inscritas no Cadastro Único do Governo Federal. A RNP será a executora do projeto-piloto, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério das Comunicações (MCom).

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic