Ibict acontece

Confira o vídeo do lançamento do Observatório do Censo da ASSESPRO Nacional–  O lançamento do Observatório do Censo da ASSESPRO Nacional foi realizado na última quarta-feira (08/12) na live QuartaàsQuatro, promovida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Leia mais

Diversos

18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia bate recorde de público em Brasília – A 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) encerrou nesta sexta-feira (10) com um recorde de público. Cerca de 80 mil pessoas estiveram entre os dias 3 e 10 de dezembro no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, para conhecer o que há de mais moderno na produção científica brasileira. Deste total, cerca de 16 mil estudantes, principal público da SNCT, passaram pelos 100 estandes onde unidades de pesquisa, autarquias e organizações vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, além de órgãos do Governo Federal, empresas privadas e patrocinadores apresentavam seus projetos e pesquisas.

Leia mais

Equipamentos do espaço “Pop Ciência MCTI” mostram como crianças podem aprender brincando–  A 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada até o dia 10 de dezembro, em Brasília trouxe um espaço exclusivo para mostrar como princípios científicos podem ser compreendidos com uso de equipamentos lúdicos. Mais de uma dezena de instrumentos ensinam sobre astronomia, física, geografia e matemática. É o Pop Ciência MCTI, da Secretaria de Articulação e Promoção da Ciência, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Entre as brincadeiras estão uma bicicleta em que, ao pedalar, é possível gerar energia para ligar um rádio; uma maquete com as proporções dos planetas do Sistema Solar; um globo de energia estática; uma balança que mostra seu peso em outros planetas; e outra brincadeira que usa espelhos para animar um desenho.

Leia mais

Convênio cria o Centro Nacional de Vacinas –Centro de pesquisa e produção de vacinas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) será transformado em Centro Nacional de Vacinas. O Centro é sede do INCT Vacinas, um dos projetos do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, gerenciado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e é coordenado pelo bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Ricardo Gazzinelli.

Leia mais

Inflamação sistêmica pode influenciar efeito da maconha e risco de desenvolver psicose – A presença de proteínas inflamatórias (citocinas) no sangue pode potencializar os efeitos do uso diário de maconha e aumentar em adultos o risco de desenvolver psicoses. Resultado semelhante foi observado, também na presença das citocinas, quando o consumo da droga ocorreu durante a adolescência, não necessariamente de forma diária. Distúrbios desse tipo envolvem sintomas como delírios, incluindo a perda do senso de realidade, e alucinações, como ouvir vozes, além de alterações cognitivas e prejuízos sociais.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic