Ibict na mídia

Professor do PPGSND recebe prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente– No dia 1º de dezembro, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), ocorreu a solenidade de outorga dos prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente. A solenidade pode ser vista pelo YouTube do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

Leia mais

Pesquisa divulga o bom desempenho da pegada de carbono do café arábica em métricas tropicais – A grande importância do café arábica, alimento mais consumido no Brasil, motivou os cientistas da Embrapa a estudarem o seu sistema de produção agrícola, de forma a estimar a sua pegada de carbono e o seu perfil ambiental. Eles constataram que o quilo de café brasileiro emite menos gases de efeito estufa que um dos seus principais produtos concorrentes, o café colombiano. Os ICVs consistem em inventários de todos os insumos consumidos e as emissões geradas para a produção de 1 kg de café em grãos. Esses ICVs são a base para a estimação da pegada de carbono do produto. Todos esses inventários estão depositados no SICV (Banco Nacional de Inventários de Ciclo de Vida, IBICT/MCTI) e são de acesso público.

Leia mais

Ibict acontece

Publicada nova edição da Revista Ciência da Informação–Está disponível para download a edição da revista Ciência da Informação, volume 50, número 1 (janeiro/abril/2021), publicada no início de dezembro  de  2021.  Neste número,  o   foco   dos   trabalhos se dá à Bibliometria, com abordagens que permeiam as  instâncias  filosófica,  teórica  e  aplicada  das  metrias  científicas e da organização do conhecimento.

Leia mais

Diversos

Parlamentar e pesquisadores apresentam ao MCTI tecnologia de vacina oral para Covid-19 –O ministro da Ciência  , Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, recebeu nesta terça-feira (14), em Brasília, o deputado federal Pinheirinho (PP/MG) e representantes da empresa brasileira Imunovax. A companhia detém os direitos de produção e comercialização de uma vacina oral desenvolvida pela empresa israelense MigVax contra a Covid-19.

Leia mais

Observatório em CT&I da Fiocruz atualiza dados sobre publicações científicas da instituição – A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) cumpriu mais uma vez seu papel de excelência na pesquisa científica em saúde. Para embasar essa afirmação, o Observatório em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Fiocruz acaba de atualizar seus indicadores de publicações científicas do ano de 2008 ao ano de 2021 (até o mês de outubro). Como resultado, os dados demonstram que, no período analisado, um total de 29.936 publicações foram assinadas por pelo menos um autor vinculado à instituição.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic