Ibict acontece

Artigo apresenta dados sobre a produção de trabalhos científicos sobre COVID-19– “Em 2020, apenas quatro países respondiam por 60% da produção de artigos científicos sobre a COVID-19. Na América Latina, o Brasil foi o mais produtivo, mas ficou longe das nações que mais publicaram”. A informação é de Renata Fontanetto, em texto publicado no site da Scidev.Net.

Leia mais

Diversos

Instituto Nacional de Tecnologia completa 100 anos de pesquisas e serviços tecnológicos prestados ao país– Sediado no Rio de Janeiro, o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) festeja seu centenário nesta terça-feira (28/12). Vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), esse instituto de pesquisa tem uma história marcada pelo pioneirismo e contribuições estratégicas para o desenvolvimento tecnológico brasileiro.

Leia mais

Pesquisa teórica em geometria é reconhecida pela CAPES– Leonardo Francisco Cavenaghi recebeu o Prêmio CAPES de Tese 2021 na área de Matemática, Estatística e Probabilidade, por sua pesquisa Deformações métricas e aplicações. O trabalho foi desenvolvido no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP), sob orientação dos professores Llohann Dallagnol Sperança e Marcos Martins Alexandrino da Silva. Para o vencedor, receber o prêmio da CAPES é fundamental para popularizar a área e pode atrair novos públicos para a geometria.

Leia mais

Pesquisadores da Ufes poderão explorar programabilidade de redes no testbed RARE – Pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) poderão realizar experimentos na área de redes de computadores, envolvendo as tecnologias de redes definidas por software (SDN) e redes de nova geração de telefonia móvel (5G, 6G e além), em um ambiente internacional de pesquisas. Os experimentos poderão ser realizados no ambiente de experimentação (testbed) RARE, mantido pela rede acadêmica pan-europeia, a Géant, que utiliza a linguagem de programação de redes chamada P4.

Leia mais

CNPq/MCTI lança Chamada de bolsas no exterior no valor de R$25 milhões – O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) agência vinculada ao MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, lançou nessa terça-feira (21) nova Chamada Pública para apoiar projetos de pesquisa por meio da concessão de bolsas no exterior nas modalidades – Doutorado-Sanduíche no Exterior (SWE) e Pós-Doutorado no Exterior (PDE).

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic