Ibict acontece

Manual de redação para web do Ibict ensina boas práticas de jornalismo–  O que garante a qualidade da informação? Por que algumas notícias nos prendem e outras não? Para responder a essas perguntas, pesquisadores do Ibict elaboraram o Guia de Boas Práticas na Produção de Conteúdos para o Portal de Notícias do Sistema Nacional de Juventude. Fruto de um projeto com a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), a publicação ensina os usuários a navegar por portais de notícia e produzir conteúdo confiável, com informações de interesse público, e acessível a um público diverso.

Leia mais

Diversos

Empresa brasileira busca iniciar entregas comerciais com uso de drones em 2022–  A entrega de produtos com uso de drones já é uma realidade no Brasil. A empresa brasileira Speedbird Aero obteve autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em agosto de 2020, para a operação experimental do serviço de entregas em parceria com o iFood. Desde então, com a aprovação de solicitações de voo pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), da Força Aérea Brasileira, a companhia já testou a tecnologia em 8 Estados e se prepara em 2022 para a operação comercial efetiva.

Leia mais

CAPES concede 92 bolsas para fomentar o agronegócio goiano– O agronegócio é uma das vocações de Goiás. A agricultura e a pecuária são foco de atenção do estado, que as escolheu como alvo de fomento por meio do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Parcerias Estratégicas nos Estados. A CAPES concederá 92 bolsas — 40 de mestrado, 40 de doutorado e 12 de pós-doutorado — em quatro projetos voltados para a área, em um investimento superior a R$ 5 milhões.

Leia mais

Substância análoga ao canabidiol pode auxiliar tratamento quimioterápico, prevenindo dor neuropática– Uma substância sintética análoga ao canabidiol previne o surgimento da dor neuropática, um efeito adverso relativamente comum de quimioterápico que pode, inclusive, levar à interrupção do tratamento clínico contra o câncer.

Leia mais

Edital vai apoiar projetos voltados a promover o uso de resíduo na geração de bioenergia – A FAPESP e a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Sima) lançaram uma chamada conjunta para apoiar projetos de pesquisa que abordam a valorização de resíduos urbanos e agroindustriais com aplicação na bioenergia. O edital, ligado ao Programa de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN), recebe propostas até 31 de março de 2022. A FAPESP reservou R$ 13 milhões para apoiar os projetos aprovados.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic