Ibict acontece

13ª Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta está com chamada aberta de trabalhos–  A 13ª Conferência Lusófona de Ciência Aberta (ConfOA), em 2022, viaja até Maputo, capital de Moçambique. Este ano a ConfOA é acolhida pela Universidade Eduardo Mondlane nos dias 10, 11 e 12 de outubro de 2022. Mantendo o tema da edição anterior “Ciência Aberta: Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade”, a 13ª ConfOA, assume uma nova mudança de designação para Conferência Lusófona de Ciência Aberta, consagrando o alargamento do seu âmbito como um espaço onde a Ciência Aberta é pensada e discutida em português.

Leia mais

Diversos

MCTI destina R$ 20 milhões para área de pesquisa do Museu Nacional – UFRJ– O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, esteve neste sábado (15) no Museu Nacional em revitalização no Rio de Janeiro (RJ). Representantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), instituição que coordena o museu, e pesquisadores acompanharam o ministro durante a visitação. A estrutura está sendo reformada após o incêndio em 2018 que destruiu principalmente a cobertura do edifício histórico e danificou boa parte do acervo do museu. O ministro fez a visita acompanhado do diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner, e da reitora da UFRJ, Denise Pires.

Leia mais

MCTI entrega certificado de execução orçamentária para instituições vinculadas–  O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, se reuniu nesta sexta-feira (14) com os representantes das 27 instituições vinculadas ao MCTI. O encontro foi durante um jantar na sede da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP/MCTI), uma das organizações vinculadas ao ministério.

Leia mais

Pequena proteína reduz níveis de açúcar, gera patente e pode ser aliada no combate ao diabete–Uma pequena proteína cuja origem são as células do corpo humano pode ter um grande papel no controle da diabete. Em pesquisa com participação do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, cientistas descobriram que o peptídeo Ric4, sintetizado a partir de uma proteína produzida pelas células sanguíneas, aumentou a sensibilidade à insulina e reduziu a glicemia, ou seja, o nível de açúcar no sangue. Os estudos sobre a estrutura e as propriedades do Ric4, realizados em animais, geraram uma patente que, no futuro, poderá dar origem a medicamentos para tratar a diabete, e que sirvam de alternativa à terapia com insulina.

Leia mais

Visita técnica marca o início do lançamento do cabo subfluvial do Programa Norte Conectado – O presidente da República, Jair Bolsonaro, e o ministro das Comunicações, Fábio Faria, participaram de visita técnica que marca a implementação da Infovia 00, do programa Norte Conectado, que levará infraestrutura de conectividade de Macapá (AP) a Santarém (PA), passando pelas cidades paraenses Alenquer, Almeirim e Monte Alegre.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic