Diversos

Ministro inaugura espaço de empreendedorismo e inovação do INT/MCTI– O Instituto Nacional de Tecnologia (INT), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, inaugurou um novo espaço voltado para projetos de empreendedorismo e inovação. O ministro do MCTI, astronauta Marcos Pontes, realizou a abertura do novo espaço que conta também com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). O INT/MCTI completou 100 anos em 2020 e o ministro Marcos Pontes homenageou a instituição.

Leia mais

Brasil celebra um ano da vacina contra a Covid-19–Há exatos doze meses, o Brasil iniciava a vacinação contra a Covid-19 com sua aplicação em uma profissional de Saúde no estado de São Paulo. O país chega, neste 17 de janeiro de 2022, com uma alta de casos de Covid-19 em virtude da rápida proliferação da variante Ômicron, entretanto, com a certeza da efetividade do imunizante na redução de casos mais graves da doença e da mortalidade.

Leia mais 

CAPES apoia pesquisas inovadoras nas instituições de ensino– Bruno Cavalcante Mota, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), propõe uma alternativa renovável e sustentável para a geração de energia elétrica, a partir do pavimento rodoviário. Ele acredita que sua pesquisa pode complementar a matriz elétrica brasileira, reduzindo a emissão de poluentes e preservando recursos naturais, como a água utilizada por hidrelétricas.

Leia mais

Pesquisa da UFSCar equaciona paradoxo dos líquidos super-resfriados – Na escola se ensina que abaixo da chamada temperatura de fusão – que no caso da água, por exemplo, é de 0 oC – os líquidos se solidificam (cristalizam). Mas essa não é toda a verdade. Em determinadas condições, é possível manter uma substância no estado líquido, inclusive a água, gerando o que se chama de líquido super-resfriado.

Leia mais

Estudo propõe usar inteligência artificial para aumentar as chances de sucesso na reprodução assistida – Usar técnicas de inteligência artificial para determinar qual embrião fertilizado in vitro tem mais chance de estabelecer uma gestação ao ser transferido para a paciente. Esse é o objetivo da pesquisa de mestrado conduzida por Dóris Spinosa Chéles no Instituto de Biociências de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (IBB-Unesp).

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic