Ibict acontece

Confira os destaques do PPGCI/IBICT-UFRJ de 2021– Em 2021, diversos eventos marcaram a atuação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), desenvolvido por meio de convênio entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Leia mais

Diversos

Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência terá programação de um mês na Fiocruz– A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) convida para mais um ano de comemorações do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Unidades e regionais de todo o país compõem a programação preparada pela Fundação, que terá início no dia 11 de fevereiro de 2022 – data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para celebrar o tema – e terminará no fatídico dia 8 de março de 2022.

Leia mais

Projeto aponta potencial benefício do selênio contra a doença de Chagas– Celebrado no último domingo (30/1), o Dia Mundial das Doenças Tropicais Negligenciadas chama atenção para infecções que atingem mais de 1 bilhão de pessoas no mundo, mas recebem pouca atenção e investimento. Essas enfermidades afetam principalmente pessoas pobres, agravos como doença de Chagas, dengue, leishmaniose, hanseníase, esquistossomose e verminoses, levando à morte ou causando grandes prejuízo à saúde, com a piora das condições de vida das pessoas, pois dificultam a permanência na escola e no mercado de trabalho.

Leia mais

Histórias em Quadrinhos – trajetória e importância a partir de pesquisas científicas – Dia 30 de janeiro foi comemorado o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos, gênero que saltou do quinto para o segundo lugar em consumo no ano de 2020, em plena pandemia, ficando atrás apenas dos romances. O aumento do comércio dos quadrinhos, verificado em pesquisa realizada em livrarias físicas e digitais pela maior empresa alemã de estudos de mercado, a GfK, sigla de Crescimento pelo Conhecimento, em português, foi acompanhado também por lançamentos do gênero por grandes editoras. Além de ser um mercado consumidor significativo para as histórias em quadrinhos, o Brasil também é produtor de relevante quantidade de trabalhos acadêmicos sobre o gênero, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Leia mais

Cientistas descem a 8km de profundidade na Fossa do Atacama: ‘Outro planeta’ – Durante anos, os oceanógrafos chilenos Osvaldo Ulloa e Rubén Escribano imaginaram em suas conversas como seria a paisagem “alienígena” da Fossa do Atacama, a fenda impressionante que cai a mais de 8.000 metros de profundidade nas costas do Chile e do Peru, e que nenhum ser humano tinha visto diretamente.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic