Ibict acontece

Projeto de pesquisa coordenado por Sarita Albagli sobre ciência cidadã em emergências sanitárias é aprovado no Edital Universal do CNPq–  O projeto “Ciência cidadã em situações de emergências sanitárias: desafios à governança informacional” foi aprovado na Chamada Universal 2021, edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Chamada Universal busca apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País.

Leia mais

Tainá Batista é uma das vencedoras do ‘Prêmio Bibliotecário Revelação de 2021’ – A Associação dos Bibliotecários e Profissionais da Ciência da Informação do DF (ABDF) divulgou o resultado do Prêmio Bibliotecário Revelação de 2021. Entre os vencedores está Tainá Batista, pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), que ficou com o segundo lugar na premiação.

Leia mais

Diversos

Variante Ômicron representa mais de 95% dos genomas sequenciados no país– A Rede Genômica Fiocruz divulgou novos dados sobre a situação das linhagens e variantes do vírus SARS-CoV-2 no Brasil, tendo em vista os resultados da vigilância genômica produzidos pela Rede e por outras iniciativas. De acordo com a publicação, se em dezembro a variante Ômicron representou 39,4% dos genomas sequenciados, em janeiro de 2022 esse índice chegou a 95,9%, sendo encontrada em todas as regiões do país. O Relatório da Rede mostra que a Ômicron domina completamente o cenário epidemiológico da Covid-19 no Brasil. A publicação também destaca inovações tecnológicas desenvolvidas pela Rede Genômica Fiocruz.

Leia mais

Revista Nature concede prêmio de mentoria científica a professor da USP– O professor do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) Carlos Frederico Martins Menck foi um dos vencedores do Nature Awards for Mentoring in Science 2021, concedido anualmente pela revista Nature a pesquisadores que se destacam na mentoria de jovens cientistas. Ele foi reconhecido na categoria “lifetime achievement” (realização ao longo da vida), a principal da premiação.

Leia mais

Pesquisa revela mecanismo envolvido na transmissão de doença genética de mãe para filhos– Pesquisa publicada na revista Science Advances descreve um mecanismo que ajuda a entender a transmissão de mãe para filhos de alguns tipos de doença genética, as mitocondriais. O resultado permite a busca de novas estratégias para evitar que futuras gerações sejam afetadas, já que os tratamentos atuais são apenas paliativos para melhorar a qualidade de vida do paciente ou retardar a progressão dos sintomas.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic