Ibict na mídia

Observatório em CT&I da Fiocruz firma parceria com Ibict para aprimorar a informação dos indicadores – O universo da informação cada vez mais fidedigno à realidade. Para aprimorar a qualidade da informação que é transmitida à sociedade, o Observatório em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Fiocruz firmou uma parceria com o Sistema BrCris (sigla para Current Research Information System), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). A cooperação vai gerar maior robustez na coleta de indicadores realizada pelo Observatório em CT&I da Fiocruz.

Leia mais

Ibict acontece

Revista Inclusão Social será normatizada em breve–  A assinatura da revista Inclusão Social do Ibict deve ser normalizada em breve. A afirmação foi feita pelo coordenador de Editoração Científica do Instituto, Ramón Martins Sodoma da Fonseca, que garantiu estar trabalhando com o objetivo de encontrar soluções permanentes e que possibilitem a reabertura de novas submissões.

Leia mais

Diversos

MCTI participa de fórum sobre inovação e conectividade nas rodovias brasileiras–  O desenvolvimento econômico de uma nação passa dentre outros fatores, por investimentos em setores estratégicos como logística e transportes. Pensando nisso e para fomentar a discussão e a troca de conhecimentos sobre ferramentas e tendências inovadoras e tecnológicas aplicáveis ao setor transportador o Instituto de Transporte e Logística (ITL) realizou nesta quarta-feira (9) o “1º Fórum ITL de Inovação do Transporte – Novas Tecnologias e Conectividade nas rodovias brasileiras”. Realizado em parceria com a Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e o SEST SENAT, o evento teve a intenção de ser um espaço de debates e de geração de conhecimento sobre temas relevantes para o setor. Participaram da mesa de abertura o presidente da CNT, Vander Costa, o ministro do MCTI, astronauta Marcos Pontes, o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio e o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Artur Coimbra.

Leia mais

Programa estimula doação de recursos para desenvolvimento de pesquisas no enfrentamento da Covid-19– Um novo programa de incentivo à pesquisa no Brasil foi o tema do Bate-Papo Ciência e Tecnologia no Dia a Dia, apresentado pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, em Brasília na última terça-feira (8). O Programa Prioritário Pró-Pesquisa Covid-19 foi criado por meio de um Projeto de Lei (1.208/2021) de autoria do deputado federal Carlos Jordy (PSL-RJ). O parlamentar foi um dos convidados do programa e falou sobre a iniciativa. “Essas empresas serão beneficiadas de 30% a até 50%, caso sejam da área de saúde, em isenção fiscal caso elas invistam no Programa Prioritário Pró-Pesquisa Covid-19. Vale destacar que esse projeto tem uma importância tremenda para a Covid, mas principalmente para a ciência e tecnologia, porque se trata de um embrião para futuros projetos envolvendo a ciência e a tecnologia nacional”, reforçou Carlo Jordy durante o bate-papo.

Leia mais

Grupo pretende editar o genoma da cana para aumentar a produção de açúcar e o volume de biomassa– Melhorar a produtividade da cana-de-açúcar para aumentar a produção de bioetanol é o objetivo de um projeto desenvolvido no âmbito do Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI), da Universidade de São Paulo (USP). O primeiro passo do trabalho, coordenado pelo biólogo Marcos Buckeridge, será sequenciar o genoma da cana em nível cromossômico e obter o mapa de genes da planta.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic