Ibict acontece

Ibict e Conicet assinam acordo de cooperação– O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e o Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Técnica (Conicet) firmaram um acordo de cooperação, que visa fortalecer o intercâmbio de experiências, documentos, informações, ferramentas desenvolvidas e conhecimentos realizados, no âmbito das atividades encampadas pelos Laboratórios de Humanidades Digitais de ambas as instituições.

Leia mais

Diversos

Secretário Executivo do MCTI e deputado Eduardo Bolsonaro discutem formas de ampliar participação do Brasil no mercado espacial global
Ações para ampliar a participação do Brasil no mercado espacial global foram discutidas pelo secretário Executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Sergio Freitas, e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), durante reunião nesta quinta-feira (17). O encontro teve a participação do coordenador do Comitê Aeroespacial do Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (SIMDE), brigadeiro do ar R1 José Vagner Vital, que fez uma apresentação sobre o potencial de investimentos do setor privado na área espacial.

Leia mais

Ciência aberta: cursos livres e gratuitos sobre a temática estão disponíveis. A Formação Modular sobre Ciência Aberta – conjunto de oito cursos independentes entre si – foi concebida como uma das estratégias da Fiocruz para apresentar o movimento da Ciência Aberta. Para tanto, essa série de cursos oferecida em nível de capacitação, apresenta aos alunos práticas, expectativas e controvérsias da área. Os oito cursos, online e gratuitos, seguem com inscrições abertas!

Leia mais

Cientista estuda domesticação da mandioca na Amazônia – Alessandro Alves-Pereira é bacharel em Genética e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), mestre em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva, pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), e doutor em Genética e Melhoramento de Plantas, pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz (Esalq/USP). O foco de seus estudos no doutorado e pós-doutorado, feito na Universidade de Campinas (Unicamp), financiados, em parte, pela CAPES, foi entender como o processo de transformação da mandioca na Amazônia, nos últimos nove mil anos, influenciou os níveis de diversidade genética. Parte de seus estudos foi publicado nas Revistas Evolutionary Applications e Scientific Reports e podem ser encontrados em https://doi.org/10.1111/eva.12873 e https://doi.org/10.1038/s41598-022-05160-8.

Leia mais

Projeto investiga como transformar CO2 de algas e cianobactérias em bioetanol e plástico verde – Capturar dióxido de carbono (CO2) de algas e bactérias para gerar produtos de alto valor agregado, como biocombustível ou plástico verde, de forma natural e sustentável. Investigar essas possibilidades é o objetivo do projeto “Captura de CO2 bioassistida e conversão em bioprodutos”, realizado no âmbito do Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI), um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído por FAPESP e Shell na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

Leia mais

 

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic