Ibict acontece

Humanidades Digitais e seus associados– Você já ouviu falar em Humanidades Digitais? Pois bem, o professor Ricardo Pimenta, coordenador do Laboratório em Rede de Humanidades Digitais do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), disse em entrevista à Comunicação Social do Instituto que ainda há muita gente que desconhece o que são as Humanidades Digitais (HDs) e seus associados. Ele explicou, no entanto, que as HDs são definidas como um conjunto de práticas compartilhadas, por uma comunidade científica solidária, no qual Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade são fundamentais.

Leia mais

Diversos

Senadora Rose de Freitas (MDB/ES) e prefeito de Colatina (ES) apresentam projeto do Centro de Ciências ao MCTI– O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações recebeu nesta quarta-feira (24) a visita da senadora Rose de Freitas (MDB/ES) e o prefeito de Colatina (ES), Guerino Balestressi. Ambos apresentaram ao ministro do MCTI, astronauta Marcos Pontes, projetos da cidade ligados à ciência, tecnologia e inovação, incluindo a construção do Centro de Ciências de Colatina, voltado a incentivar o empreendedorismo e a participação de crianças e jovens na ciência.

Leia mais

Alunos com problemas de saúde mental aderiram menos ao ensino on-line durante pandemia, aponta estudo– Estudantes que antes da pandemia de COVID-19 já apresentavam problemas de saúde mental aderiram menos às aulas on-line durante o período de isolamento social, quando os estabelecimentos de educação estavam fechados. Ou seja, mesmo tendo acesso à internet, esses alunos deixaram de participar do ensino a distância. Por outro lado, entre aqueles que aderiram à modalidade, não houve registro de impacto direto na saúde mental.

Leia mais

RedCLARA lança primeira rede global de blockchain ao lado do LACNIC e BID Lab –  No dia 23 de fevereiro, a Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas (RedCLARA) realizou um webinar para o lançamento da LACNet, a primeira rede global de blockchain em produção de escala empresarial. A iniciativa é fruto da parceria entre RedCLARA e Lacnic (Registro de Endereços da Internet para a América Latina e o Caribe), em conjunto com o Laboratório de Inovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID Lab), dentro do programa regional LACChain.

Leia mais

Cabo óptico é lançado no leito do Rio Amazonas – O Norte do Brasil é conhecido internacionalmente pela Amazônia, dona do maior rio do mundo e da maior biodiversidade do planeta. A região é recortada por cerca de 10 mil km de bacia hidrográfica e suas cidades estão localizadas, em grande maioria, às margens desses afluentes. Justamente por características geográficas tão únicas, a região carece de infraestrutura de telecomunicações e representa grandes desafios de conectividade.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic