Ibict na mídia

Evento debate desafios na atuação de bibliotecários diante da ciência aberta– O papel do bibliotecário num cenário cada vez mais complexo e dinâmico, que envolve acesso à informação, diversidade, ética e sustentabilidade, mediados pelo uso da tecnologia, é assunto da mesa-redonda Universidades abertas e a atuação dos bibliotecários: desafios e oportunidades, no dia 14 de março, a partir das 10 horas. O evento será realizado em comemoração ao Dia do Bibliotecário e terá transmissão on-line pelo Canal do Youtube da Águia.

Leia mais

Diversos

Ministro profere aula inaugural da Ilum, escola de ensino superior do CNPEM/MCTI– O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo MCTI, iniciou nesta segunda-feira (7) as atividades da escola Ilum. A instituição vai atuar na formação superior de cientistas, pesquisadores e especialistas em ciência de dados, inteligência artificial, aprendizado de máquina, ciência da vida, ciência da matéria e outras áreas do conhecimento.

Leia mais

Fiocruz Brasília divulga especial Mulheres na Ciência– Para celebrar este 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, a Fiocruz Brasília reuniu uma série de entrevistas especiais com pesquisadoras da unidade, que apresentam ao público os resultados de seus trabalhos científicos sobre variados temas da saúde pública, bem como compartilham suas trajetórias na ciência. Conheça a série de divulgação científica Fala aê, mulheres na ciência, no site da Fiocruz Brasília.

Leia mais

Estudo revela potencial alvo para o combate a doenças relacionadas com mutações no DNA mitocondrial –  Uma pesquisa brasileira revela o provável mecanismo biológico que modula o acúmulo de DNA mitocondrial mutante nas células durante o envelhecimento, principalmente no fígado. Trata-se da autofagia – um processo de limpeza celular que destrói organelas (entre elas a mitocôndria) e recicla seus componentes. A descoberta resolve um paradigma da área e aponta uma hipótese para o surgimento de doenças associadas ao DNA mitocondrial, o que abre caminho para a busca de tratamentos.

Leia mais

Dois editais são lançados para fomentar a colaboração entre pesquisadores de São Paulo e Pernambuco – A FAPESP e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) anunciam o lançamento de duas chamadas de apoio à pesquisa aplicada: uma em inteligência artificial (IA) e outra em meio ambiente. Os editais foram lançados no âmbito do acordo de cooperação científica entre as duas FAPs, que visa a formação e consolidação de redes de pesquisa entre ambos os Estados.

Leia mais

 

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic