Ibict na mídia

UFSC assina acordo de cooperação para preservação digital e integração à rede nacional–Dar maior visibilidade à UFSC e suas práticas de preservação digital; preservar, de forma gradativa, os acervos disponíveis no Repositório Institucional e no Portal de Periódicos; Implementar a caixa (software) LOCKSS para permitir sua integração à Rede Cariniana; contribuir para a construção de uma Política de Preservação Digital e de Acesso Aberto; Realizar ações conjuntas para o desenvolvimento de novos produtos e serviços e proporcionar a implantação de soluções de preservação digital de forma mais rápida e consistente. Estes serão alguns dos benefícios da universidade após a assinatura de um acordo de cooperação com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Leia mais

Ibict acontece

Ibict e UFSC assinam acordo de cooperação– O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) assinaram, em fevereiro de 2022, um acordo de cooperação para implementação da caixa (software) LOCKSS na UFSC, de forma a permitir sua integração à Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Cariniana).

Leia mais

Ibict participa da conferência “Globalização, Regime de Informação e Cultura Digital na Amazônia” – O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), participa da conferência “Globalização, Regime de Informação e Cultura Digital na Amazônia: promovendo o desenvolvimento sustentável”. O evento faz parte do projeto Rede Transamazônica de Cooperação em Informação e Conhecimento para o desenvolvimento Sustentável (RTCI-DS PROCARD AMAZÔNIA) e conta com a participação de várias instituições acadêmicas do Brasil e do exterior.

Leia mais

Sugestão de Leitura – A “alquimia” da relevância, o reuso de dados e seu impacto no desenvolvimento sustentável: contribuições à agenda 2030 – O artigo A “alquimia” da relevância, o reuso de dados e seu impacto no desenvolvimento sustentável: contribuições à agenda 2030 acaba de ser publicado na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação (v. 27, 2022), uma publicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Leia mais

Diversos

Plataforma desenvolvida pelo MCTI facilita compartilhamento de laboratórios brasileiros de pesquisa – Algumas das vacinas contra a Covid-19 necessitam de ultracongeladores para armazenagem e posterior distribuição desses insumos. Os dados sobre esses equipamentos de alta tecnologia que conseguem atingir -86oC, e podem custar mais de R$80 mil, disponíveis em instituições de ciência e tecnologia brasileiros foram mapeados e colocados à disposição do Programa Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19, do Ministério da Saúde.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic