Diversos

MCTI completa 37 anos nesta terça-feira (15)–  Em15 de março de 1985, um decreto do governo federal criou o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) com a competência de coordenar as políticas desse setor no Brasil para o avanço por meio do conhecimento científico e tecnológico. O pesquisador Renato Archer (1922-1996) foi o primeiro ministro a assumir a pasta.

Leia mais

Desigualdade e pobreza amplificam vulnerabilidade à mudança climática nas Américas do Sul e Central – Quase a metade da população mundial – de 42% a 46% dos habitantes humanos do planeta – já se encontra em uma situação de alta vulnerabilidade às mudanças climáticas. E a maior ou menor vulnerabilidade estão associadas a variáveis como gênero, raça e renda. Na América do Sul e na América Central, a vulnerabilidade é amplificada por fatores como desigualdades sociais, pobreza e mudanças no uso da terra, principalmente associadas ao desmatamento. Muitos eventos extremos, como inundações ou secas, elevação do nível do mar e erosão costeira, acidificação de oceanos e lagos, já estão impactando a região e devem se intensificar.

Leia mais

Podcast discute estratégias para vencer dificuldades relacionadas com a doença de Parkinson –  O Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NeuroMat) e a Rede Amparo lançaram o podcast Vivo com Parkinson. Disponível nas principais plataformas de streaming, a produção em áudio tem como objetivo promover a qualidade de vida entre os portadores da doença.

Leia mais

Amazônia terá sistema abrangente de análise de emissões de gases de efeito estufa – O Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI), sediado na USP com financiamento da empresa Shell e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), está desenvolvendo um banco de dados sobre as emissões de gases de efeito estufa (GEEs) na região amazônica. A plataforma está sendo construída com técnicas avançadas de big data para gerar dados que possam ser usados para monitorar as emissões dos gases; compreender melhor suas causas; e nortear a criação e a fiscalização de políticas públicas voltadas à mitigação de emissões. Ela permitirá acompanhar os compromissos internacionais do Brasil na redução do desmatamento e na emissão de gases de efeito estufa pelo ecossistema Amazônia.

Leia mais

Até sexta-feira (18) Bauru (SP) sedia 2º Seminário Internacional de Astronomia e Astronáutica – Começou nesta terça-feira (15), o 2º Seminário Internacional de Astronomia e Astronáutica MCTI (SIASTRO), em Bauru (SP). O evento do Governo Federal é organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em parceria com a Universidade Estadual Paulista (UNESP). Nesta edição, o seminário está sendo realizado no formato híbrido de forma virtual e presencial possibilitando assim, a participação da população de Bauru, de todas as regiões e até de fora do país.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic