Ibict acontece

Ibict recebe visita de secretário-executivo do MCTI– O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) recebeu, na última quarta-feira (01/12) a visita do secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Sergio Freitas de Almeida, acompanhado de Gleidimar Pereira de Oliveira e do subsecretário de Unidades Vinculadas do MCTI, Alex Fabiano Ribeiro de Magalhães.

Leia mais

Ibict implementa repositório arquivístico digital confiável para o SEI em parceria com o Arquivo Nacional – Projeto de pesquisa do Ibict realizou a implementação e o aprimoramento de um repositório digital arquivístico confiável (RDC-Arq) na estrutura do Arquivo Nacional para a preservação digital de documentos e processos do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), O projeto utilizou o modelo Hipátia para garantir toda a cadeia de custódia dos objetos digitais arquivísticos.

Leia mais

Ibict no 1º Encontro Internacional Ciência Aberta e Edição Digital: Visões Cruzadas América do Sul – França –Nos dias 6 e 7 de dezembro acontece o “1º Encontro Internacional Ciência Aberta e Edição Digital: Visões Cruzadas América do Sul – França”, que contará com a presença de Bianca Amaro, coordenadora-geral de Pesquisa e Manutenção dos Produtos Consolidados do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

Leia mais

Diversos

Embrapii/MCTI apoia indústria brasileira na inovação– Ajudar a indústria brasileira a inovar e atuar de forma competitiva é o objetivo da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O modelo inovador de atuação da empresa foi detalhado em uma apresentação no palco principal da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no sábado (4), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília.

Leia mais

Ministro e autoridades destacam importância da tecnologia na abertura da SNCT em Brasília – A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) iniciou nesta sexta-feira (3) sua 18ª edição no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. Até o dia 10, dezenas de estandes e centenas de atrações trazem diversas tecnologias de uma forma inovadora e voltada para toda a família. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, abriu o evento e destacou o papel transversal da ciência para o futuro do país.

Leia mais

Empresa brasileira produz testes diagnósticos para a Covid-19 com anticorpos extraídos do ovo de galinha– Em palestra no palco principal da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, neste domingo (5), a pesquisadora Paula Taquita trouxe a tecnologia desenvolvida pela empresa brasileira Ezscience para diagnóstico da Covid-19. Durante a pandemia, a empresa passou a produzir testes diagnósticos com uso de anticorpos contra a proteína Spike do Sars-Cov-2 extraídos dos ovos de galinha.

Leia mais

IOC tem 22 cientistas entre os mais influentes do mundo – Vinte e dois cientistas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) estão entre os mais influentes do mundo. A excelência científica do IOC é atestada, mais uma vez, em dois novos rankings elaborados por pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, em parceria com a editora Elsevier. Uma das listas indica o impacto da produção científica dos pesquisadores ao longo de toda a carreira. A outra, apenas no ano de 2020.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic