Ibict acontece

Entrevista com Cecília Leite: “Minha maior meta era colocar o Ibict na posição de vanguarda que ele sempre teve, de liderança na informação no Brasil”– Em entrevista, a diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Cecília Leite, reflete sobre o ano de 2021 e sobre as expectativas para 2022. O ano de 2021 marca seu último ano de gestão. Foram oito anos à frente da Diretoria, em dois mandatos consecutivos. Durante esse tempo, Cecília Leite liderou o crescimento e a atuação do Ibict na criação de redes de informação para a promoção científica e tecnológica e em temas como a preservação digital, a difusão e a popularização da ciência, o estímulo ao uso de tecnologias para o desenvolvimento social e a informação tecnológica para o setor produtivo visando à sustentabilidade.  Em 2022, ela continua no cargo até que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) defina um novo nome.

Leia mais

Qualidata-Manufatura acontece em fevereiro: confira a programação – No próximo dia 9/2, às 9h30, acontece o Qualidata-Manufatura, evento focado no desenvolvimento de inventários do ciclo de vida com ênfase em processos de manufatura e que pretende reunir empresas desta área interessadas em inventário de processos, Avaliação do Ciclo de Vida e monitoramento de desempenho ambiental de processos. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas previamente neste link até o dia 4/2.

Leia mais

Diversos

SBPC divulga vencedoras do 3º prêmio “Carolina Bori Ciência e Mulher”– A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) divulgou, dia 20/01, as vencedoras do 3º prêmio “Carolina Bori Ciência e Mulher”, que nesta edição premia “Mulheres cientistas”, categoria dedicada às pesquisadoras de instituições nacionais que tenham prestado relevantes contribuições à ciência e à gestão científica, além de terem realizado ações em prol da ciência e da tecnologia nacional. Uma comissão julgadora se reuniu no dia 16 de dezembro para deliberar e selecionar as vencedoras da terceira edição do prêmio em três grupos de áreas do conhecimento. As vencedoras foram: Nilma Lino Gomes (Humanidades), Gulnar Azevedo e Silva (Biológicas e Saúde), e Beatriz Leonor Silveira Barbuy (Engenharias, Exatas e Ciências da Terra).

Leia mais

Câncer de próstata: FDA aprova teste que avalia risco genético para doença– A FDA, agência reguladora americana, aprovou no dia 10 de janeiro um teste de risco genético para câncer de próstata da empresa de biotecnologia 23andMe. O produto não requer prescrição médica e, segundo a empresa, tem precisão de mais de 99%. Após fazer o teste, o consumidor terá acesso a um módulo educativo que o ajudará a interpretar os resultados.

Leia mais

Pulseira digital pode alertar risco iminente de ataque epiléptico– Dados coletados por pulseiras digitais podem prever ataques epiléticos até 30 minutos antes que eles ocorram. As evidências foram apresentadas em um estudo inédito publicado na revista Scientific Reports, do grupo Nature.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic