Diversos

MCTI promove na segunda-feira (16), o webinário “Luz e Fotônica, da Ciência à Inovação”–  Em alusão ao “Dia Internacional da Luz”, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) promove na próxima segunda-feira (16), das 14h às 16h, o webinário, ” Luz e Fotônica, da Ciência à Inovação”. O evento, organizado pela Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (SEMPI/MCTI), contará com a participação do ministro Paulo Alvim, na abertura, além de expositores renomados na área de fotônica. Também está prevista uma Mesa Redonda sobre, “A luz e a Fotônica nas Unidades de Pesquisas do MCTI, da ciência à inovação”. O evento será transmitido no canal do YouTube do MCTI, no endereço www.youtube.com/mcti.

Leia mais

MCTI tem reunião com representantes da Associação Brasileira das Empresas de Software – O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, recebeu na quarta-feira (11), na sede do MCTI em Brasília, os novos membros da presidência da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES). No encontro, desenvolvimento de inteligência artificial, apoio a startups e segurança cibernética entraram em pauta.

Leia mais

Em seminário na Suécia, MCTI apresenta projetos na área de bioeconomia – A bieconomia foi tema predominante na agenda desta quarta-feira (11) em seminário durante a 3ª Semana de Inovação Brasil-Suécia, que vai até sexta-feira (13), em Estocolmo, na Suécia. A delegação liderada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) apresentou as iniciativas da pasta em torno do tema. O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM/MCTI), unidade de pesquisa vinculada à pasta e unidade da Embrapii, expôs a infraestrutura disponível para as atividades de pesquisa nessa área. O Instituto Senai de Inovação em Biomassa, também uma unidade da Embrapii, organização social vinculada ao MCTI, também abordou os projetos em desenvolvimento na área de transformação de biomassa.

Leia mais

FAPESP reunirá bolsistas de pós-doutorado e pesquisadores de destaque em diferentes áreas da ciência – Em comemoração aos seus 60 anos, a FAPESP promoverá encontros entre bolsistas de pós-doutorado da Fundação e de outras agências de fomento do país e pesquisadores com destacada atuação em suas respectivas áreas de conhecimento no Brasil e no exterior. As inscrições estão abertas até 10 de junho.

Leia mais

Babosa é usada na criação de nanomateriais – Desenvolver materiais mais sustentáveis, de baixo custo e com menor geração de resíduos para o setor tecnológico: esse foi o objetivo de Jakeline Raiane Dora dos Santos, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A bolsista  usou o extrato da babosa, uma planta que retem água e forma uma espécie de gel,  para compor nanomateriais que entram na produção de dispositivos de armazenamento e conversão de energia, baterias, células combustíveis e biodiesel. O método já tem pedido de patente no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI).

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic