Ibict acontece

Ibict participa de um workshop de apoio a Startups – O pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e coordenador da Rede Enterprise Europe Network (EEN) Brasil, Márcio Canedo, participou hoje de um workshop de apoio a Startups. O evento discutiu temas variados e de apoio as Startups paulistas, como: a aposta da inovação pela União Europeia (UE), os potenciais apoio e desafios para as startups brasileiras e as questões regulamentares.

Leia mais

Livros eletrônicos, políticas de licenciamento e acesso aberto são temas de artigo – Está disponível para leitura o artigo “Livros eletrônicos, políticas de licenciamento e acesso aberto – relações controversas”, dos pesquisadores do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) Rodrigo Murtinho, Luciana Danielli e Patrícia Ferreira. O artigo aborda o universo de publicações de livros eletrônicos, chamando a atenção para o quanto “a falta de conhecimento de profissionais que estão na cadeia produtiva dessas publicações, sobre direito autoral e políticas de licenciamento, representa um entrave à ampliação de sua circulação”.

Leia mais

Ecce Liber lança o projeto “Cartas filosófico-epistemológicas da Ciência da Informação” – O grupo de pesquisa Ecce Liber, do Ibict, lança o projeto “Cartas filosófico-epistemológicas da Ciência da Informação”, realizado pela pesquisadora Isabelle Nunes (Unirio) sob supervisão do professor Gustavo Saldanha, (Ibict-Unirio). Cartas filosófico-epistemológicas da Ciência da Informação” percorre a trilha pelo mapeamento do pensamento das correntes filosófico-epistemológicas dos estudos informacionais no século XXI, buscando o reconhecimento de pesquisas e a produção teórica que compõe a historicidade do campo da CI.

Leia mais

Diversos

Comitiva do MCTI visita instituto de pesquisa voltado à indústria e cidade inteligente em Berlim– Em mais um dia da missão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) à Alemanha, a delegação da pasta visitou na quarta-feira (18) o Instituto Fraunhofer IPK. No local a delegação brasileira discutiu estratégias e projetos para aplicações de redes 5G, 6G e Open Ran. A instituição promove pesquisa e desenvolvimento aplicados para toda a cadeia de processos da indústria com foco na melhoria da competitividade e tecnologias inteligentes.

Leia mais

Modelo tridimensional de baixo custo deve agilizar pesquisas sobre os efeitos neurológicos da COVID-19 – Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) desenvolveram – usando células de camundongo – um modelo bioimpresso tridimensional do cérebro para estudar a ação neurológica do vírus SARS-CoV-2. Além disso, o grupo conseguiu criar uma versão adaptada do patógeno capaz de infectar as células nervosas dos roedores. A expectativa do grupo é que esses dois feitos – descritos na revista Advanced Biology – ajudem a baratear e a agilizar as pesquisas sobre os efeitos da COVID-19 no sistema nervoso central.

Leia mais

 

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic