Ibict na mídia

Sistema Visão foi tema de roda de conversa promovida pelo Toada Lab– O Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Maranhão, Toada Lab, promoveu roda de conversa com o tema “Visualização de Dados Públicos: Aplicações no Judiciário”, no último dia 12 de maio. O evento, realizado em formato híbrido, com transmissão pelo Youtube, teve como intuito apresentar ao público o Sistema Aberto de Observatórios para Visualização de Informações (Visão), suas funcionalidades, aplicações e perspectivas de uso, possíveis aproximações entre o uso de dados abertos e o Judiciário, além de promover insights em relação aos dados abertos, no contexto do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). A Roda de Conversa foi mediada pela laboratorista e analista judiciária, Vanessa Gomes. Contou com a participação do coordenador-geral de Tecnologias da Informação e Informática do IBICT e doutor em Ciência da Informação pela UnB, Tiago Braga; das mestrandas em Ciência da Informação (UnB), Nathaly Leite e Larissa Araújo; a pesquisadora do IBICT e mestre em Ciência da Informação (PPGCI-UFSCar)

Leia mais

Ibict acontece

Confira o vídeo do Workshop “Manual Operacional para Obtenção do Rótulo Ecológico para o setor cafeeiro”– Na data em que é comemorado o Dia Nacional do Café (24/05), o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) disponibiliza em seu canal do YouTube o vídeo do Workshop de apresentação do Manual Operacional para Obtenção do Rótulo Ecológico para o setor cafeeiro.

Leia mais

Diversos

Pesquisa propõe diagnóstico rápido e fácil da tuberculose– Um kit de fácil manipulação para o diagnóstico molecular da tuberculos em ambientes com pouca infraestrutura poderá em breve estar disponível para uso nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). A detecção da doença com resultados precisos, atualmente realizada em laboratórios e centros médicos, poderá ocorrer em apenas três horas. A informação é do pesquisador Alexandre Costa, do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná), de Curitiba. “A ideia é permitir que métodos de diagnóstico moleculares sejam simples o bastante para uso no dia a dia da rede pública de saúde”, destaca ele.

Leia mais

Ciência usa genética contra parasitas de plantas –  Valdeir Junio Vaz Moreira pode ter encontrado um novo caminho para combater pragas parasitas, chamadas nematoides, em plantas como algodão e soja. Bioquímico e aluno do Programa de Biologia Molecular da Universidade de Brasília (UnB), ele desenvolve sua pesquisa em um doutorado-sanduíche no Institut National de la Recherche Agronomique (INRAe), na França, com bolsa do Programa CAPES-Cofecub.

Leia mais

WRNP discute avanço da telemedicina e inovação do chip neutro– O enfrentamento à pandemia da Covid-19 evidenciou a relevância da telessaúde para aumentar a capacidade e a qualidade dos atendimentos, além da capacitação dos profissionais e o monitoramento da saúde pública. No WRNP 2022, o tema foi debatido no painel “Telemedicina no Brasil: a transformação digital na saúde”, na segunda-feira (23), às 12h.

 

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic