Ibict acontece

Ibict e Assespro celebram aliança – O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) celebrou aliança com a Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro) visando disponibilizar uma plataforma que facilitará a visualização dos resultados do 7º Censo do Setor de Tecnologia da Informação (TI).

Leia mais

Ibict faz visita técnica à OpenAIRE e apresenta trabalho na conferência euroCRIS 2022 – Durante o mês de maio, representantes do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) realizaram visitas em instituições da Europa e participaram de evento relacionado a sistemas de informação de pesquisa do tipo CRIS – sigla em inglês que significa Current Research Information Systems. As visitas foram feitas por Washington Segundo, coordenador da Área de Tratamento, Análise e Disseminação da Informação Científica, e Marcel Garcia de Souza, coordenador de Tecnologias Aplicadas a Novos Produtos.

Leia mais

Diversos

MCTI é convidado para evento de empreendedorismo inovador em Salvador–  O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, participou virtualmente, nesta segunda-feira (30), de uma reunião com o presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Francisco Saboya. Na reunião, Saboya apresentou para assessores do MCTI como será a 32ª Conferência Anprotec, que é considerada um importante evento de empreendedorismo inovador no Brasil.

Leia mais

UFSC pesquisa danos causados pela COVID-19 na linguagem de crianças –  A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) pesquisará os efeitos da pandemia de COVID-19 sobre o desenvolvimento da linguagem em crianças. O estudo, um dos dois selecionados, recebeu bolsas de pós-graduação e verbas para custeio pelo Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Impactos da Pandemia da CAPES. Para realizar os projetos, a UFSC receberá R$ 200 mil, além de oito bolsas de mestrado, seis de doutorado e seis de pós-doutorado.

Leia mais

Técnica baseada em inteligência artificial permite detectar a doença de Chagas usando imagens de celular – Quando o imunologista Helder Nakaya visitou o Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA), em 2017, havia uma comoção porque um dos melhores microscopistas da entidade estava se aposentando à época. Com isso, grande parte daquele conhecimento que permitia identificar rapidamente e com precisão cepas do protozoário Leishmania se perderia.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic