Ibict na mídia

MEC entrega certificação a redes de ensino do programa nacional das escolas cívico-militares– O Ministério da Educação (MEC) promoveu, nesta terça-feira (7), a entrega de certificação às escolas do país que adotaram o modelo cívico-militar e foram destaques na gestão. A entrega é fruto do reconhecimento às escolas que atenderam aos objetivos estratégicos do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), implantado por meio de decreto presidencial em 2019. A certificação é realizada em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a Universidade de Brasília (UnB) e adota uma metodologia que abarca: questionários, entrevistas, visitas in loco (nível intermediário) e análise dos dados secundários das escolas presentes no Censo Escolar divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Leia mais

Ibict acontece

Saiba como foi a participação do Ibict na XVI Capacitação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) –  No dia 7 de junho aconteceu a XVI Capacitação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), estabelecido pelo Decreto Nº 10.004, de 5 de setembro de 2019, que visa implantar o modelo do Ministério da Educação (MEC) de Escola Cívico-Militar (Ecim) em escolas públicas de ensino regular que ofertam os anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, desde que possuam baixo resultado de Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e atendam alunos em situação de vulnerabilidade.

Leia mais

Diversos

MCTI anuncia investimentos de R$ 380 milhões em programas de ciência e inovação para a região amazônica– O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) anuncia nesta quinta-feira (9) investimentos da pasta para a região amazônica. O detalhamento dos valores e dos programas de ciência, desenvolvimento e inovação serão realizados em Manaus (AM) durante o Fórum do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). A cerimônia terá transmissão online.

Leia mais

CNPq/MCTI lançam Chamada Pública de R$ 10,5 milhões para financiar projetos de C&T durante a SNCT–Já está em vigor a Chamada Pública CNPQ/MCTI/FNDCT Nº 05/2022 – Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT/2022). O objetivo do edital é apoiar a realização da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, nas esferas estadual, distrital e municipal, na promoção de eventos e atividades de divulgação e popularização da ciência que estimulem a reflexão, troca de experiências, curiosidade científica, percepção transversal de temas fundamentais à humanidade, o raciocínio científico e a inovação. Mais informações do edital podem ser conferidas na página do CNPq e as inscrições podem ser feitas até o dia 4 de julho.

Leia mais

Cientistas identificam genes associados à proliferação de tumores do câncer de pâncreas – No Instituto de Química (IQ) da USP, uma pesquisa identificou genes associados à proliferação de tumores do câncer de pâncreas, que apresenta grande resistência ao tratamento. Por meio de técnicas computacionais, os cientistas também conseguiram atribuir possíveis funções aos genes, como crescimento e migração das células de tumores, para serem confirmadas em experimentos de laboratório. Os resultados do trabalho ajudarão a definir novos alvos para a terapia do câncer, além de marcadores de doença residual ou reincidente em pacientes tratados. As conclusões do estudo são apresentadas em artigo publicado na revista científica Cellular Oncology no último dia 14 de maio.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br
assinatura-colorida-ibict-mctic