Ibict acontece

Live “Transparência em Ciência” aborda novos mecanismos de avaliação para o avanço da Ciência Aberta – No dia 6 de julho, às 16h, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) promove a segunda edição da live  “Transparência em Ciência: novos mecanismos de avaliação para o avanço da Ciência Aberta” referente ao Compromisso 8 do 5º Plano de Ação Nacional na Parceria para Governo Aberto (OGP – Open Government Partnership).

Leia mais

Diversos

Plataforma oferece informações sobre cooperações internacionais– O Observatório da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (OCID), plataforma eletrônica com informações integradas sobre a prática da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (CID), foi lançado nesta segunda-feira (27), em Brasília. O objetivo da plataforma é oferecer informações relativas à cooperação internacional para o desenvolvimento a agentes públicos, atores estratégicos, academia e sociedade em geral.

Leia mais

Falta do aminoácido metionina na dieta pode favorecer o acúmulo de gordura no fígado, sugere estudo – Depois de demonstrar que a dieta pode interferir na expressão gênica, a ciência começa a identificar os mecanismos pelos quais isso acontece. Segundo estudo recente, publicado na revista Food and Chemical Toxicology, a dieta suplementada ou deficiente em metionina, um aminoácido essencial fornecido por alimentos proteicos, tem o poder de interferir na expressão de genes relacionados ao metabolismo das gorduras nas células do fígado e de genes modificadores da cromatina (material genético enrolado em proteínas).

Leia mais

Pesquisas colaborativas aumentam o impacto social e econômico da ciência produzida no Brasil – A pesquisa colaborativa busca somar esforços, recursos humanos e financeiros para trazer mais qualidade à ciência produzida, além de visibilidade para os pesquisadores brasileiros. Não à toa tem sido um dos pontos fortes nos últimos 60 anos de atuação da FAPESP. O tema foi debatido no dia 1º de junho, em evento on-line promovido pela Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) – o primeiro de uma série que se estende até dezembro.

Leia mais

Alunos Conectados: sonhos renovados em vez de interrompidos durante a pandemia – O que poderia representar uma interrupção do sonho de milhares de alunos das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica vinculadas ao Ministério da Educação (MEC), acabou se tornando uma renovação da esperança em um futuro melhor baseado na educação e na absorção de conhecimento. Assim podemos descrever o período mais caótico da pandemia para os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica que ganharam acesso à internet, por meio de chips com pacotes de dados móveis, entregues pelo projeto Alunos Conectados, que será encerrado no dia 30/6 após atingir seus objetivos.

Leia mais

instagram twitter facebook youtube custom
Este informativo é produzido pelo Núcleo de Comunicação Social do Ibict.
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
SAUS Quadra 5 – Lote 6, Bloco H, Brasília – DF, 70070-912
https://ibict.br | agenciaibict@ibict.br